Categories: Turismo

BLTA assina a Declaração de Belém por um turismo sustentável

Camilla Barretto, CEO da BLTA (Divulgação/Paulo Freitas)

Entidades representativas do turismo brasileiro se reúnem no próximo dia 10, em São Paulo, para a assinatura da Declaração de Belém para o Turismo Sustentável. Entre as signatárias está a Brazilian Luxury Travel Association (BLTA), que reforça, com a adesão ao documento, o compromisso do setor com a ação climática, a justiça social e a boa governança.

O pacto setorial nasce em sintonia com a agenda climática global impulsionada pela COP 30 e surge como uma iniciativa do mercado para o mercado. A proposta é complementar as políticas públicas e contribuir para a construção de um turismo mais responsável, transparente e alinhado às metas globais até 2030.

O encontro será realizado na sede da ESG Pulse, na capital paulista, e convida o trade a enxergar o turismo não apenas como discurso, mas como um setor capaz de sustentar transformações de longo prazo e acelerar a adoção de práticas responsáveis.

Para a CEO da BLTA, Camilla Barretto, a iniciativa tem papel estratégico ao trazer maior clareza ao debate setorial. Segundo ela, a Declaração de Belém ajuda a definir o que pode ser feito, como medir resultados e o que pode ser comunicado de forma segura e responsável ao mercado.

A assinatura também se conecta ao Programa Brasileiro de Destinos Sustentáveis, que apoia destinos e empreendimentos na adoção de práticas ESG e na comprovação de sua evolução ao longo do tempo. Nesse contexto, a BLTA promove há três anos um encontro anual dedicado à implementação de ações de ESG, cuja próxima edição acontece de 13 a 16 de abril, no Hotel Unique Garden.

“Assinamos a Declaração de Belém porque acreditamos que este é mais um passo para que o turismo brasileiro demonstre, de forma responsável, que se preocupa e age proativamente diante dos desafios impostos pela crise climática”, afirma Camilla. “Queremos que o turismo seja reconhecido não apenas pela sua beleza, mas pela sua capacidade de regenerar, incluir e liderar”, completa.

A executiva destaca ainda o papel da BLTA como representante regional da Energy & Environment Alliance (EEA) no Task Force global, incentivando a participação do setor hoteleiro brasileiro na consulta pública internacional que visa estabelecer referências iniciais para padrões globais de sustentabilidade financeira na hotelaria.

Entre os cosignatários da Declaração de Belém estão Abracorp, Ampro, Alagev, Unedestinos, FOHB, BLTA, MPI Brasil, Abeoc Brasil, ABAV-SP, Sindepat e Visite Campinas, reforçando o caráter transversal e colaborativo da iniciativa no turismo nacional.



Fonte

Redação

Recent Posts

JPMorgan segue vendo desafios e tem visão neutra para as ações

Em relatório sobre o setor petroquímico da América Latina, o JPMorgan destacou recomendação equivalente à…

11 minutos ago

Metrô Bahia entra em clima de folia com programação especial de Carnaval

O Metrô Bahia dá início ao Metrô Folia com a apresentação da cantora Karoll Bastos…

21 minutos ago

Rec-Beat 2026 divulga programação, com atrações como Djonga, Chico Chico, Jadsa e Johnny Hooker

A programação completa do Rec-Beat 2026 foi revelada nesta quinta-feira (5). Em uma edição que…

46 minutos ago

Netflix tem um suspense investigativo com Denzel Washington e Angelina Jolie que prende do começo ao fim

O gênero humano está sempre precisando de quem o salve, eis a sua desgraça —…

57 minutos ago

Airbus prevê mercado de R$ 728 bilhões na região Ásia-Pacífico até 2044

Airbus projeta que o mercado de serviços aeronáuticos na Ásia-Pacífico alcançará US$ 138,7 bilhões até…

59 minutos ago

Conab prevê colheita recorde de café com crescimento de 17,1% em 2026

A produção brasileira de sacas beneficiadas de café pode ser recorde e subir 17,1% em 2026,…

1 hora ago