Novidade coloca município como um polo estratégico para recepção de turistas internacionais
Por Bruno Almeida, especial para o DIÁRIO
A cidade de Balneário Camboriú (SC) viveu um momento histórico nesta segunda-feira (26), com a realização do primeiro embarque oficial de passageiros em um navio de cruzeiro. A operação aconteceu no Atracadouro Barra Sul, onde até então eram realizadas apenas escalas, e marcou o início da atuação inédita como porto de embarque e desembarque na cidade com o MSC Preziosa.
Para as autoridades presentes na cerimônia realizada na manhã desta segunda, a novidade amplia a presença do município na rota de cruzeiros da América do Sul e consolida o município como um dos mais importantes destinos turísticos.
Os embarques em Balneário Camboriú estão incluídos em roteiros de até sete noites pelo Brasil, Uruguai e Argentina. Com capacidade para 4.345 hóspedes, o navio conta com 18 decks, escadarias de cristais Swarovski, piscinas — incluindo uma com borda infinita —, oito jacuzzis, spa, restaurantes temáticos e um teatro com 1.600 lugares.
As datas de embarque previstas para a temporada são 26 de janeiro, 2, 9, 16 e 23 de fevereiro, além de 2, 9, 16 e 23 de março.
Grande oferta
Durante a cerimônia de inauguração, o diretor comercial da MSC, Ignácio Palacios Hidalgo, destacou a importância estratégica da cidade para a companhia.
“Sendo que é o primeiro ano, nós começamos talvez de um modo tímido, com embarque de 200, 300 passageiros por semana aqui em Balneário”, afirmou. “Balneário tem uma oferta muito grande e atrativa, é um ponto turístico muito importante para a região. Os argentinos gostam de vir para o Brasil e, sobretudo, para a região Sul, os paulistas que também embarcam lá em Santos. Então, é um destino muito importante que acrescenta na nossa experiência, além de o sul do Brasil ser uma região muito importante”, continuou.
“A relação nossa com a cidade não é de agora, não é só com os embarques. Nós já fazíamos as escalas. Balneário Camboriú tem uma vocação turística muito grande e nossa relação com as autoridades sempre foi muito fluída”, descreve Hidalgo, ao pontuar que o desejo em embarcar e desembarcar passageiros era tanto da empresa quanto do poder público. “Eu acho que nossa avaliação é muito positiva deste ano. Teve seus desafios, mas é normal. Vai ser um ano bom”.
O gerente de operações do Atracadouro Barra Sul, Gustavo Bauer, destacou o reposicionamento do terminal no cenário nacional. “Reposicionamos dentro dos destinos turísticos de cruzeiros, deixando de ser somente uma escala de trânsito para sermos uma escala de início e final de passeio”, disse. Ele ressaltou o esforço coletivo para viabilizar a operação.
Momento novo
A relevância do momento para a indústria de cruzeiros foi reforçada pelo presidente executivo da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia) América do Sul, Marco Ferraz. “O primeiro navio que veio pra cá foi de vocês (MSC) e agora, mais uma vez, vocês estão inaugurando um momento novo, um momento chave pra indústria aqui no Brasil”, afirmou.
Ferraz também destacou o impacto econômico do modelo de porto de embarque. “É a cidade que todo mundo quer virar, criar um local de embarque e desembarque, onde tem maior impacto econômico, onde tem maior geração de empregos”.
Não é uma operação simples
O Executive Director of Operations & Government Affairs da MSC Cruzeiros do Brasil, Marco Cardoso, ressaltou a complexidade da operação. “Não é uma operação simples”, disse, ao mencionar o envolvimento de autoridades, parceiros e equipes técnicas. Para ele, o investimento reflete a confiança no potencial do destino. “É um prazer investir, não só no Estado de Santa Catarina, no país”, concluiu.
A prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, classificou o embarque como um marco para a cidade. “Esse momento histórico é um momento muito importante para toda uma cidade valorizar”, afirmou. Segundo ela, a iniciativa impulsiona a economia local. “Nós queremos o quê? Gerar mais emprego, renda, aumentar a nossa economia”.
“As pessoas não vêm somente para embarcar. Elas vão chegar dias antes, curtir o nosso setor gastronômico, os nossos hotéis, os nossos atrativos turísticos”, destacou.
Por Bruno Almeida, especial para o Diário
Juliano Floss pode estar confinado no BBB 26, mas tem sósia curtindo o pré-carnaval ao…
Em “Alarme de Incêndio”, o que começa como mais um dia comum em uma escola…
A discussão sobre sustentabilidade no turismo vem se ampliando e incorporando perspectivas que vão além…
Uma pesquisa publicada no Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism identificou que pessoas com IMC…
No tnhamos um filme live-action do He-Man desde 1987, mas no foi por falta de…
Airbus participa do Singapore Airshow com os modelos A350-1000, A220, A400M e H145M, além de…