A Azul NeoCarbon, nova unidade de negócios da Azul Linhas Aéreas dedicada à compra e venda de créditos de carbono, anunciou oficialmente a CAIXA como seu primeiro banco parceiro na comercialização desses ativos ambientais.
REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias
O acordo une a expertise da Azul na área de sustentabilidade — a companhia foi a primeira do setor aéreo mundial a ter metas de descarbonização aprovadas pela iniciativa Science Based Targets (SBTi), vinculada ao Pacto Global da ONU — à experiência da CAIXA no financiamento de projetos verdes, consolidando um novo modelo de atuação para democratizar o mercado de carbono no Brasil.
A parceria visa oferecer às empresas de diferentes portes e segmentos soluções personalizadas, seguras e transparentes para compensar suas emissões de gases de efeito estufa (GEE). Os créditos comercializados terão origem em projetos certificados por padrões internacionais, como o Verified Carbon Standard (VCS), o Clean Development Mechanism (CDM) e o Gold Standard (GS).
Além da transação comercial, a proposta é criar um canal de conhecimento e engajamento ambiental, apoiando organizações na transição energética e no cumprimento da agenda climática nacional.
“Queremos apoiar e orientar organizações de todos os setores nesse processo de descarbonização, com o know-how que tornou a Azul referência global”, explica Filipe Alvarez, gerente de Sustentabilidade, Governança e Disciplina de Gestão da Azul, responsável pela Azul NeoCarbon.
Reconhecida como pioneira em sustentabilidade no setor financeiro brasileiro, a CAIXA traz para a parceria sua experiência com o Programa de Atividades (PoA), certificado pelas Nações Unidas, voltado à gestão de resíduos sólidos e financiamento de carbono — o primeiro do gênero no país.
“A sustentabilidade é um pilar estratégico da CAIXA. Esta parceria com a Azul representa um avanço concreto para ampliar o acesso ao mercado de carbono com soluções confiáveis e alinhadas aos mais altos padrões internacionais”, afirma Paulo Rodrigo de Lemos Lopes, vice-presidente de Sustentabilidade e Cidadania Digital da instituição.
A Azul NeoCarbon é uma unidade de negócios da Azul Linhas Aéreas voltada à consultoria e comercialização de créditos de carbono, oferecendo soluções acessíveis, seguras e diversificadas para empresas de todos os setores. A equipe reúne especialistas em sustentabilidade, transição energética e descarbonização, com foco em reduzir os impactos das emissões de GEE por meio de projetos de alta integridade.
Há mais de 15 anos, a CAIXA atua no desenvolvimento e apoio a projetos de crédito de carbono, sendo a primeira instituição financeira brasileira a registrar um projeto agrupado nas Nações Unidas. Desde então, já comercializou cerca de 5 milhões de créditos e oferece um portfólio completo de serviços que abrange desde a estruturação de projetos até a venda dos créditos no mercado.
A Receita Federal realiza um rastreamento interno para verificar se houve quebra de sigilo de…
O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) negou um pedido apresentado por uma ex-assessora…
Aeroporto de Guarulhos foi fechado para pousos e decolagens por três horas após voos de…
O coordenador da Casa Branca para a fronteira, Tom Homan, disse neste domingo, 15, que…
O quinto paredão da edição 2026 do Big Brother Brasil já está formado por Samira,…
Logo no início de “Na Natureza Selvagem”, dirigido por Sean Penn, Christopher McCandless, vivido por…