São Paulo (SP) – Na noite desta terça-feira (27), a Azul Linhas Aéreas reuniu seus principais executivos, parceiros e clientes para celebrar as conquistas do Azul Fidelidade no Palácio Tangará, no Parque Burle Marx. Na ocasião, a empresa oficializou o lançamento do nível Diamante Unique e do grupo exclusivo Azul One, marcando o reposicionamento do programa de fidelidade com foco em personalização, atendimento dedicado e valorização dos clientes mais engajados.
Durante a abertura do evento, John Rodgerson, CEO da Azul, agradeceu aos clientes fiéis e destacou que o momento marca uma nova fase da companhia após a saída do processo de reestruturação financeira nos Estados Unidos. “Nós estamos aqui graças a vocês. Agora estamos saindo muito mais leves e muito mais fortes, prontos para voltar a investir no que mais importa, que são as pessoas”, declara. Segundo o executivo, a companhia volta a direcionar esforços para a experiência do cliente e para o relacionamento próximo com sua base mais fiel.
O Azul Fidelidade alcançou, ao fim de 2025, a marca de 20 milhões de clientes, resultado que, segundo os executivos, reflete uma construção de longo prazo. “Chegar até aqui exigiu muitos anos de dedicação dos nossos tripulantes e, principalmente, a confiança e a parceria de cada cliente”, afirma Daniel Bicudo. Segundo o vice-presidente Comercial e de Negócios da Azul, as mudanças no programa representam “uma recuperação dos territórios de marca da Azul, que sempre foram pessoas, atendimento e experiência ao longo de toda a jornada”, reforça.
Cristina Yoshida, diretora do Azul Fidelidade, explica que o crescimento e a maturidade do programa motivaram a criação de uma nova segmentação no topo. “O nosso programa está crescendo e atingiu um nível de maturidade em que sentimos a necessidade de valorizar ainda mais os clientes Diamante, oferecendo serviços e benefícios ainda mais personalizados”, destaca. Nesse contexto, foi criado o Diamante Unique, considerado o nível mais alto do programa.
O Diamante Unique é destinado a clientes com alto engajamento e possui critérios objetivos de qualificação: 26 trechos voados e 26 mil pontos qualificáveis, ou R$ 50 mil em gastos na Azul. O novo nível mantém os benefícios do Diamante tradicional e adiciona vantagens voltadas a conforto, flexibilidade e personalização. A companhia também retornou com a passagem cortesia para acompanhantes para as categorias Diamante.

Azul One
Já o Azul One não é uma categoria convencional do programa. Trata-se de um grupo exclusivo, acessível apenas por convite anual e com número limitado de participantes. “O Azul One não pode ser atingido por voos ou pontos. É um grupo, não uma categoria, portanto os critérios são internos, baseados no engajamento e no histórico de relacionamento com a Azul”, explica Cristina. Segundo ela, o modelo é inspirado em programas semelhantes existentes nos Estados Unidos e será reavaliado anualmente.
De acordo com os executivos, os integrantes do Azul One contam com atendimento dedicado, incluindo o serviço de concierge, além de experiências personalizadas construídas a partir das preferências individuais de cada cliente. “A ideia é criar algo aspiracional, que o cliente queira permanecer e que outros desejem alcançar”, salienta Bicudo.

Outras novidades
Durante o evento, a Azul também anunciou a ampliação e o aprimoramento de benefícios associados ao Azul Fidelidade. Entre as novidades estão a expansão do serviço de concierge para o aeroporto de Confins, em Minas Gerais, e a retomada, a partir de fevereiro, do benefício de passagem cortesia para acompanhantes, com emissão por pontos. A partir de março, o atendimento via consultores pelo WhatsApp passará a funcionar 24 horas por dia.
Outras melhorias previstas ao longo de 2026 incluem a renovação do lounge da Azul em Viracopos, com novos ambientes e áreas mais reservadas, além da ampliação de benefícios como marcação de assentos Espaço Azul e Economy Xtra para acompanhantes e cotas de isenção de taxas de remarcação e cancelamento, desde que estejam na mesma reserva. Parte desses benefícios será exclusiva para clientes Diamante Unique e Azul One.
Jason Ward, vice-presidente de Marketing e Pessoas da Azul, reforça que as mudanças refletem a estratégia de colocar o cliente no centro das decisões. “As novidades do Azul Fidelidade evidenciam a força do vínculo que desenvolvemos com nossos clientes e reafirmam o compromisso de oferecer a melhor experiência possível em cada viagem”, complementa o executivo.
O evento contou ainda com apresentação musical de Alceu Valença e reuniu parceiros e executivos da companhia, bem como os clientes membros do seleto grupo Azul One. Segundo os executivo, o Azul Fidelidade seguirá acompanhando o crescimento da malha e da base de clientes da empresa, com novas entregas previstas ao longo de 2026.

