O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou no sábado (31) que acredita que o país poderá “fazer um acordo” com Cuba. A declaração foi dada a jornalistas a bordo do Air Force One, durante viagem à Flórida.
A fala ocorre poucos dias após Trump ameaçar impor tarifas a qualquer país que forneça petróleo a Cuba. O presidente voltou a defender que o governo cubano negocie diretamente com Washington e disse que a situação econômica da ilha é grave.
“Não precisa ser uma crise humanitária”, disse Trump. “Acho que eles provavelmente viriam até nós e gostariam de fazer um acordo. Eles têm uma situação muito ruim para Cuba. Não têm dinheiro. Não têm petróleo. Viviam do dinheiro e do petróleo da Venezuela, e nada disso está vindo agora”, afirmou.
Em 2025, a Venezuela foi o principal fornecedor de petróleo de Cuba, atendendo cerca de um terço das necessidades diárias do país. O fornecimento venezuelano caiu após o bloqueio dos Estados Unidos às remessas de petróleo, ainda antes da captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro.
Em janeiro, o México, que se tornou o principal fornecedor de petróleo de Cuba após a interrupção dos envios da Venezuela em dezembro, estava revisando a continuidade das remessas. A avaliação ocorre diante do receio de retaliações por parte do governo dos Estados Unidos.
(com Reuters)
Desde segunda-feira (2 de fevereiro de 2026), turistas que desejam se aproximar da Fontana di…
Os investimentos de instituições na B3 em 2025 foram de R$ 1,7 trilhão no mercado…
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat),…
Embraer firma acordo de suporte ao C-390 Millennium da Hungria e avança parceria com a…
O IRB (IRBR3) confirma que foram protocolados dois processos arbitrais contra a companhia na Câmara…
Um dos frevos mais emblemáticos do repertório pernambucano ganha nova roupagem na voz de Letícia…