Categories: Entretenimento

Aos 106 anos, morre Luiz Bangbala, ogan mais antigo do Brasil

O corpo de Ogan Bangbala, reconhecido como o ogan mais velho do Brasil, será sepultado na tarde desta terça-feira (17), no Cemitério Jardim Mesquita, na Baixada Fluminense.


Ele morreu na noite do último domingo (15), no Rio de Janeiro, aos 106 anos e com mais de oito décadas exercendo função no candomblé. 


O religioso estava internado desde o dia 31 de janeiro no Hospital Municipal Salgado Filho, por causa de uma infecção nos rins. O falecimento foi comunicado nas redes sociais pela esposa, Maria Moreira. 


“Hoje o candomblé perdeu uma das figuras mais importantes, o Comendador Ogan Bangbala, o mais velho ogan do Brasil, o mestre dos mestres. Meu coração sangra de tanta dor, vá em paz meu amor, meu orgulho, meu mestre”, escreveu a viúva.




Bangbala nasceu como Luiz Ângelo da Silva, em 21 de junho de 1919, em Salvador (BA), e lá foi iniciado no Candomblé e passou a exercer a função de ogan, pessoa responsável por tocar os atabaques e comandar o ritmo das cerimônias de recepção dos orixás. Ainda jovem se mudou para a cidade de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, onde viveu até sua morte.


O ogan também foi um dos fundadores do afoxé Filhos de Gandhy no Rio de Janeiro, e gravou dezenas de álbuns de cânticos de candomblé em língua iorubá. Em 2014, recebeu a Ordem do Mérito Cultural, concedida pela Presidência da República. Bangbala também já foi homenageado pela escola de samba Unidos do Cabuçu, em 2020, e tema de uma exposição organizada pelo Centro Cultural Correios, em 2024.


O babalorixá Ivanir dos Santos definiu o ogan como “o grande griot das nossas tradições, não só dos ritos dos orixás, mas também dos ritos fúnebres”. O termo “griot” designa as pessoas que guardam as memórias dos povos africanos.


“Ele nos deixou, mas vai sempre continuar presente aos nossos afazeres, no dia-a-dia dessas práticas. Agora ele também é um ancestral nosso. Que continua nos iluminando e sendo presente nas nossas ações dentro das casas de candomblé, dos blocos afros, dentro dessa cultura tão vasta que marca a identidade do povo afro-brasileiro”, complementou Santos.

Veja também



Fonte

Redação

Recent Posts

Turismo ferroviário em São Paulo amplia rotas e circuitos

O turismo ferroviário em São Paulo avança com trens turísticos em operação em diferentes regiões…

2 minutos ago

Pressão contra Toffoli cresce, mas Senado pode fechar porta ao impeachment

Mesmo com a escalada de pedidos de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal…

22 minutos ago

Escola de samba é notificada pela ANAC por uso de drone tripulado

Agência Nacional de Aviação Civil notificou a escola de samba Portela e a liga das…

1 hora ago

Anatel libera operação da SpaceSail, concorrente da Starlink no Brasil

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou a SpaceSail, companhia chinesa de internet via satélite,…

1 hora ago

Mark Ruffalo e Julia Roberts em um drama que parece grande demais pra ser “só um filme” — na HBO Max

Homens fomos muito mais donos do mundo até meados dos anos 1980. Foi nessa quadra…

2 horas ago

Anac aponta irregularidade em performance com drone e notifica Portela e Liesa

Anac destacou que é proibido o transporte de pessoas, animais ou materiais perigosos por meio…

2 horas ago