Nordeste Magazine
Turismo

Amazônia lidera iniciativas no Prêmio Braztoa de Sustentabilidade

Amazônia lidera iniciativas no Prêmio Braztoa de Sustentabilidade

A 13ª edição do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade entrou para a história ao desembarcar pela primeira vez na Região Norte. Realizada no Teatro Estação Gasômetro, em Belém, nesta segunda-feira (08/12), a cerimônia celebrou as principais práticas do turismo sustentável no país, com destaque para o Pará – anfitrião do evento e responsável por seis iniciativas finalistas e quatro projetos premiados. O resultado evidencia o protagonismo amazônico em inovação, responsabilidade social e preservação ambiental.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias

Representando o ministro do Turismo, Celso Sabino, o diretor de Qualidade, Sustentabilidade e Ações Climáticas no Turismo, Aldo Valentim, ressaltou o caráter simbólico da premiação. Para o ministro, sediar o evento “no coração da Amazônia brasileira, que está no centro do debate mundial sobre o desenvolvimento sustentável, reforça o compromisso do Governo Federal com um turismo que gera emprego, preserva o meio ambiente e valoriza as comunidades locais.”

A edição 2025 reconheceu 15 vencedores e duas menções honrosas, totalizando 17 iniciativas de impacto positivo em diferentes territórios. Com temática central dedicada à Amazônia, o prêmio refletiu a força do bioma: sete dos projetos vencedores atuam diretamente na região. No conjunto, as ações inscritas abrangeram 13 estados brasileiros, com premiações distribuídas entre Pará, São Paulo, Amazonas, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Ceará e Rio de Janeiro.

Outro destaque é a capacidade de replicabilidade: 93% dos projetos premiados podem ser adaptados e implementados em outros destinos, ampliando o alcance das boas práticas e fortalecendo o turismo sustentável de Norte a Sul.

A presidente executiva da Braztoa, Marina Figueiredo, reforçou o momento estratégico da iniciativa ao lembrar que a premiação ocorre após a COP30. Segundo ela, o prêmio demonstra que o setor “está preparado para transformar compromissos globais em ações reais”, consolidando sustentabilidade e inovação como pilares do turismo nacional.

A realização contou com apoio do Governo do Estado do Pará e patrocínio da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Sebrae Nacional e Ministério do Turismo, além do apoio institucional da Embratur e da ONU Turismo.

Categorias da Premiação

Os projetos foram avaliados em três áreas:

  • Gestão/Governança – cinco iniciativas vencedoras, com foco em boas práticas estruturais, ESG e responsabilidade socioambiental.
  • Comunidades Locais – categoria estreante, com quatro premiados, voltada ao fortalecimento de comunidades indígenas, ribeirinhas, caiçaras e do turismo comunitário.
  • Experiência/Produto – seis vencedores, reconhecendo iniciativas em ecoturismo, cicloturismo, turismo regenerativo, gastronomia sustentável e demais ações alinhadas à valorização cultural e preservação do território.



Fonte

Veja também

Alagev terá chapa única na eleição 2026-2028 e Joyce Macieri lidera candidatura

Redação

Rio de Janeiro fecha 2025 com alta de 10,8% no turismo

Redação

Aeroportos da Região Sul superam 18 milhões de passageiros em 2025

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.