Alta de 134% reforça avanço do turismo estrangeiro em 2026 (Divulgação/Ascom Setur)

A conectividade aérea internacional de Alagoas ganhou força em 2026. Entre janeiro e abril, o estado registrou crescimento de 134% no número de assentos ofertados em voos internacionais na comparação com o mesmo período de 2025, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) analisados pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur).

No primeiro quadrimestre deste ano, foram disponibilizados 20.100 assentos em rotas internacionais. Em igual intervalo do ano passado, o total foi de 8.583. O avanço também se refletiu no número de operações: os voos internacionais saltaram de 48 para 107, uma alta superior a 122%.

Para a secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, os números refletem uma estratégia contínua de fortalecimento da malha aérea internacional. “Os resultados positivos são fruto do investimento direto do Governo de Alagoas. O setor turístico de Alagoas segue em plena expansão, superando a cada ano os dados já alcançados anteriormente. Seguiremos trabalhando para ampliar cada vez mais os nossos mercados e com isso gerar emprego e renda para a população alagoana”, afirmou.

Operação especial do Uruguai

Entre as novidades confirmadas está a operação de dois voos diretos do Uruguai para a Semana Santa de 2026. As aeronaves desembarcarão no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, com expectativa de trazer cerca de 350 turistas uruguaios durante o feriado prolongado.

A operação é resultado de parceria entre a Setur, a operadora Hiperviajes e a companhia aérea Azul.

Expansão da rede hoteleira

O crescimento da malha aérea ocorre em paralelo à ampliação da capacidade de hospedagem. Atualmente, Alagoas conta com 22 hotéis em construção, movimento que acompanha o aumento da demanda turística e reforça a preparação do destino para receber mais visitantes estrangeiros.