A Lufthansa pode encerrar as operações comerciais do Airbus A340-600 no segundo semestre deste ano, de acordo com dados divulgados recentemente pela plataforma de análise de dados de aviação Cirium.
O último voo regular do quadrimotor está previsto para 25 de outubro, data que coincide com a transição do cronograma de verão para o horário de inverno da IATA, período tradicionalmente utilizado pelas companhias aéreas para ajustes estruturais de frota.
Último voo pode vir do Oriente Médio
Segundo a mesma fonte, a operação poderá ser na rota entre Riad, na Arábia Saudita, e Frankfurt, na Alemanha.
A Lufthansa possui atualmente treze A340-600 registradas em sua frota. Deste total, apenas quatro unidades permanecem ativas, enquanto nove já foram armazenadas. A idade média é de 19,6 anos, acima da média geral da frota da companhia, que é de 14,9 anos.
Atrasos em widebodies prolongaram operação
A retirada da maior variante do A340 vinha sendo planejada há vários anos, em linha com a estratégia da Lufthansa de eliminar aeronaves quadrimotores e priorizar widebodies bimotores mais eficientes.
O último C-Check do modelo foi realizado em abril de 2025, e a retirada inicial estava prevista para outubro do mesmo ano. No entanto, atrasos na entrega de novas aeronaves, como o Boeing 787, levaram à extensão da vida operacional do tipo.
Operação concentrada em Frankfurt e rotas transatlânticas
De acordo com a Cirium, a Lufthansa programou mais de 1.600 voos com o A340-600 ao longo de 2026. Todas as operações partem ou chegam ao hub da companhia em Frankfurt e são majoritariamente destinadas a rotas de longo curso, especialmente para os Estados Unidos.
Configuração interna e capacidade
Os Airbus A340-600 da Lufthansa possuem 281 assentos, sendo oito na primeira classe, 56 na classe executiva com camas totalmente reclináveis, 28 na premium economy e 189 na classe econômica.
A primeira classe apresenta layout 1-2-1, com acesso direto ao corredor em todos os assentos. A classe executiva utiliza configuração 2-2-2, com assentos junto às janelas sem acesso direto ao corredor.
A premium economy é configurada em 2-3-2, enquanto a classe econômica adota layout 2-4-2. Algumas aeronaves contam ainda com lavatórios localizados no porão, abaixo do convés principal.

