Air Canada suspendeu neste domingo (17) a retomada parcial de suas operações, prevista para hoje, após o sindicato dos comissários de bordo (CUPE) orientar ilegalmente seus membros a não retornarem ao trabalho, em desrespeito à determinação do Canada Industrial Relations Board (CIRB).
DA REDAÇÃO – com jornais internacionais
Segundo nota enviada ao DIÁRIO, a companhia aérea canadense havia planejado reativar um número limitado de voos da companhia e da Air Canada Rouge ainda nesta segunda-feira, mas o descumprimento da ordem por parte do CUPE inviabilizou a retomada. Segundo a empresa, os voos começarão a ser restabelecidos apenas a partir da noite desta terça-feira.
A decisão do CIRB determinou o retorno imediato às atividades e encerrou tanto a greve iniciada pelo sindicato quanto o lockout imposto anteriormente pela Air Canada. Apesar disso, cerca de 240 voos programados para esta segunda-feira foram cancelados. Em operação normal, a empresa realiza cerca de 700 voos diários.
Impacto operacional e atendimento aos passageiros da Air Canada
As operações da empresa aérea canadense e da subsidiária Air Canada Rouge foram suspensas em 16 de agosto de 2025, após a paralisação dos comissários de bordo representados pelo CUPE. O governo do Canadá interveio, e o CIRB determinou o retorno ao trabalho, considerando a essencialidade dos serviços. Mesmo assim, o sindicato manteve a orientação para que os profissionais não se apresentassem para suas escalas.
A companhia aérea reforçou que os clientes com voos cancelados serão notificados diretamente e aconselhados a não comparecerem aos aeroportos, exceto em casos de bilhetes confirmados por outras companhias. Entre as alternativas oferecidas, estão o reembolso integral, crédito para viagens futuras e a tentativa de reacomodação em voos de outras empresas — embora a disponibilidade seja limitada, devido à alta temporada de verão.
Vale destacar que os voos operados pela Air Canada Express, por meio das parceiras Jazz e PAL, seguem funcionando normalmente.
Sobre a Air Canada
A aérea canadense é a principal transportadora do país, operando voos regulares para mais de 180 destinos em todos os seis continentes. Membro fundador da Star Alliance, a companhia mantém classificação Quatro Estrelas pela Skytrax e opera o programa de fidelidade Aeroplan — o maior do Canadá, com parcerias que abrangem 45 companhias aéreas e uma ampla rede de serviços.
Além disso, por meio da Air Canada Vacations, a empresa disponibiliza pacotes para centenas de destinos ao redor do mundo, incluindo opções completas com voos, hotéis, cruzeiros e locação de veículos. A divisão Cargo da companhia conecta continentes com operações tanto em aeronaves comerciais quanto cargueiros dedicados.
Com ações negociadas na TSX e OTCQX, a companhia reafirma seu compromisso ambiental, com metas de emissões líquidas zero até 2050.
Harry Styles acaba de anunciar dois shows em São Paulo. Apesar de outras datas confirmadas,…
Um fracasso de bilheteria, “Um Tiro na Noite“, de Brian De Palma, teve aclamação crítica…
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, abriu um processo contra o banco JPMorgan Chase…
Aracaju será, mais uma vez, vitrine nacional com a realização da Expo Aju Móveis, evento…
Crédito pode ser contratado por servidores públicos do estado de Sergipe efetivos, comissionados, contratados, aposentados…
A cidade de Siriri se prepara para receber a tradicional Festa de Santos Reis 2026,…