Categories: Turismo

Air Canada anuncia lockout e suspensão de operações em 72h

A Air Canada informou que iniciará, a partir desta quinta-feira, 14 de agosto, a suspensão gradual da maior parte de suas operações, com paralisação total prevista para o dia 16, em resposta ao aviso de greve emitido pelo Sindicato Canadense dos Empregados Públicos (CUPE), que representa 10 mil comissários de bordo da Air Canada e da Air Canada Rouge. O objetivo, segundo a companhia, é oferecer previsibilidade aos clientes e evitar o caos de uma interrupção inesperada.

REDAÇÃO DO DIÁRIO com assessoria

Os voos da Air Canada Express, operados pela Jazz e PAL Airlines, continuarão normalmente, mas atendem apenas cerca de 20% da demanda diária. A suspensão poderá afetar até 130 mil passageiros por dia, incluindo 25 mil canadenses retornando do exterior.

A decisão foi tomada após oito meses de negociações sem acordo, mesmo com mediação federal. Em 11 de agosto, a empresa apresentou uma proposta que incluía aumento total de 38% na remuneração em quatro anos, pagamento em solo, melhorias em pensões e benefícios, e mais descanso para as tripulações — sem exigir concessões do sindicato. O CUPE rejeitou a oferta e também uma proposta de arbitragem vinculativa feita pela empresa.

“Embora lamentemos o impacto sobre clientes e parceiros, a única medida responsável é uma suspensão ordenada das operações”, afirmou Michael Rousseau, CEO da Air Canada. Ele reforçou que o plano busca minimizar transtornos e permitir reposicionamento de aeronaves e tripulações para retomada mais rápida do serviço.

A companhia solicita agora arbitragem obrigatória ao governo canadense, citando precedentes de intervenções em greves nos setores ferroviário, portuário e aéreo. Sem resolução próxima, a Air Canada considera que o lockout é a única forma de reduzir impactos para viajantes, empresas e a economia.

Impacto para clientes
Passageiros com voos cancelados serão notificados e terão reembolso integral, que pode ser solicitado no site oficial ou no aplicativo da companhia. A Air Canada também fechou acordos com outras empresas aéreas para tentar oferecer alternativas, embora a disponibilidade seja limitada no verão. Haverá política flexível de remarcação sem custos adicionais e cumprimento das normas aplicáveis de reembolso e assistência.

A recomendação é que apenas clientes com voos confirmados se dirijam ao aeroporto, após verificar o status no site ou no aplicativo. Informações adicionais e um FAQ estão disponíveis em www.aircanada.com/action.



Fonte

Redação

Recent Posts

5 filmes eróticos para assistir no Prime Video

O cinema erótico, quando bem realizado, não se limita ao simples jogo da sedução explícita,…

4 horas ago

Uma das histórias de amor mais assistidas de 2025, até agora, está no Prime Video

O amor nasce do desejo de ser eterno, mas desliza no balanço das horas. Às…

5 horas ago

5 ótimas séries da HBO Max para maratonar no fim de semana

A HBO Max se consolidou como um dos catálogos mais robustos e diversificados do streaming,…

6 horas ago

5 filmes de ficção científica na HBO Max para se preparar para o futuro

Jan Thijs / Paramount PicturesA ficção científica é um espelho das nossas angústias, desejos e…

7 horas ago

Lucro e novas rotas marcam o segundo trimestre da TAP

A TAP Air Portugal anunciou um resultado líquido positivo de 37,5 milhões de euros no…

8 horas ago

Juliette Binoche e Morgan Freeman em um suspense de tirar o fôlego até a última cena, só no Prime Video

Quem não recebe a graça de nascer com o espírito já blindado pela força da…

8 horas ago