Nordeste Magazine
Turismo

Aeroportos do Centro-Oeste registram maior volume de passageiros em sete anos

Aeroportos do Centro-Oeste registram maior volume de passageiros em sete anos

Aeroportos do Centro-Oeste movimentaram 12,5 milhões de passageiros em 2025, alta de 7,5%

Os aeroportos do Centro-Oeste brasileiro registrou 12.507.560 passageiros em 2025, alta de 7,5% em relação a 2024, segundo dados divulgados hoje (18), pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), compilados pelo Ministério de Portos e Aeroportos.

O resultado representa o melhor desempenho da região nos últimos sete anos, com crescimento contínuo em todos os meses do ano.

Crescimento consolidado em 2025

De acordo com a ANAC, o movimento de passageiros aéreos no Centro-Oeste apresentou desempenho superior ao de 2024 em todos os meses de 2025, consolidando a trajetória de expansão do transporte aéreo regional.

Sinop lidera crescimento proporcional

Em termos percentuais, o maior avanço foi registrado em Sinop/MT. O aeroporto local apresentou crescimento de 14,09% em 2025, totalizando 227.484 passageiros.

Segundo a concessionária que administra o terminal, a Centro-Oeste Airports (COA), o desempenho está associado a intervenções estruturais realizadas no terminal, incluindo a requalificação do pavimento da pista de pouso e decolagem e das taxiways.

As melhorias também contemplaram ajustes no sistema de drenagem, com adequação da declividade às normas e regulamentos vigentes, ampliando a durabilidade do pavimento e a segurança operacional.

Brasília concentra maior volume de passageiros

Entre os aeroportos com maior movimentação absoluta, o destaque permanece com Brasília. O maior terminal do Centro-Oeste registrou 8.173.860 passageiros em 2025, crescimento de 10,13% em relação ao ano anterior.

O aeroporto JK concentra a maior parte do fluxo aéreo regional, funcionando como hub doméstico e elo estratégico para conexões nacionais.

Goiânia, Várzea Grande e Campo Grande

Em Goiás, o aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, contabilizou 1.913.579 passageiros, alta de 9,47%. No Mato Grosso, o aeroporto de Cuiabá, registrou 1.245.965 passageiros, avanço de 7,09%. Já o aeroporto internacional de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, recebeu 775.150 viajantes, crescimento de 3,15%.

Investimentos até 2027

Para sustentar a expansão da demanda, o Ministério de Portos e Aeroportos anunciou investimento de R$ 91 milhões em aeroportos regionais do Centro-Oeste até 2027. Os recursos integram a carteira pública de investimentos voltada à infraestrutura aeroportuária.

A previsão é de que os aportes contribuam para modernização de terminais, ampliação da capacidade operacional e fortalecimento da malha aérea regional, mantendo a tendência de crescimento consistente do fluxo de passageiros nos próximos anos.





Fonte

Veja também

MSC Seaview leva mais de 5 mil cruzeiristas a Salvador no Carnaval

Redação

Azul lança voo direto entre Belo Horizonte e Montevidéu

Redação

Orla Rio transforma quiosques de praia em polo gastronômico

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.