O aeroporto de Macaé/RJ inaugurou uma usina solar de 1 MW e tornou-se o primeiro do Brasil autossuficiente em energia limpa
O aeroporto de Macaé, no litoral norte do Rio de Janeiro, passou a operar com autossuficiência energética a partir de fonte renovável após a inauguração, nesta terça-feira (10), de uma usina solar fotovoltaica instalada no local.
Com o início da operação do sistema, o terminal torna-se o primeiro aeroporto do Brasil a suprir integralmente sua demanda elétrica com energia limpa.
O projeto recebeu investimento de R$ 2,94 milhões e é composto por 1.444 painéis solares, totalizando potência instalada de 1 megawatt (MW). Segundo a concessionária Zurich Airport Brasil, a capacidade é suficiente para atender 100% do consumo energético do aeroporto.
As obras tiveram início em outubro e foram concluídas no fim de 2025, dentro do cronograma previsto.
Além do projeto de geração de energia renovável, o aeroporto de Macaé recebeu investimento de R$ 220 milhões destinado à ampliação da infraestrutura aeroportuária. O principal destaque foi a construção da nova pista de pousos e decolagens, inaugurada em junho de 2025.
A pista 05/23 possui 1.410 metros de extensão e alterou a categoria operacional do aeroporto, permitindo a operação de aeronaves de maior porte, enquadradas na classe C, como o Boeing 737-800. A ampliação amplia a flexibilidade operacional do terminal, especialmente no atendimento às operações ligadas ao setor offshore.
O terminal não recebe voos comerciais desde junho de 2023, quando a Azul Linhas Aéreas suspendeu as partidas de Campinas e do Rio de Janeiro (SDU) por conta das obras de ampliação, agora concluídas.
A Stella Barros lançou pacotes exclusivos para a Maratona do Rio 2026, reforçando sua atuação…
A Câmara aprovou nesta terça-feira o requerimento de urgência para o projeto de lei que…
O Encontro de Presidentes das ABAVs Estaduais e da Diretoria da ABAV Nacional, realizado em…
O conselho do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) aprovou nesta terça-feira (10) um plano emergencial…
Na disputa entre Veteranos no Paredão desta semana, Sarah Andrade levou a pior e deixou…
O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, removeu uma grande bandeira do Orgulho…