Nordeste Magazine
Turismo

Aeroporto de Belém conclui nova fase de investimentos

Aeroporto de Belém conclui nova fase de investimentos

O Aeroporto Internacional de Belém, o maior da região Norte, comemora dois anos de concessão à Norte da Amazônia Airports (NOA) com duas grandes conquistas: a Certificação Operacional da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a conclusão dos investimentos previstos na Fase I-B do contrato.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias

A chancela da Anac confirma que o terminal atende integralmente aos requisitos de infraestrutura, manutenção, resposta a emergências, gerenciamento de risco de fauna e procedimentos operacionais. O certificado autoriza o aeroporto a receber aeronaves compatíveis com o código 4E, como Boeing 777-300ER e Airbus A330-300, além de modelos domésticos.

Marco Antônio Migliorini, diretor-presidente da NOA, ressalta que a certificação reflete a busca constante por qualidade e segurança. “Um aeroporto certificado é aquele cuja excelência operacional é atestada pela Anac. Trabalhamos para garantir altos padrões de eficiência e impulsionar o desenvolvimento da aviação no Pará, fortalecendo o turismo e a economia regional”, afirma.

Fase I-B moderniza terminal e amplia capacidade

A conclusão da Fase I-B representa um salto em conforto e eficiência. As áreas de embarque quase triplicaram, passando de 1.593 m² para 4.303 m². O embarque remoto cresceu 214%, de 265 m² para 835 m². O saguão principal ganhou dois novos mezaninos, com mais espaço para inspeção de segurança e novas opções de lojas e serviços.

As áreas comerciais também cresceram, de 2.863 m² para 4.162 m², recebendo marcas regionais e nacionais como Fran’s Café, Living Heineken e W Premium Lounge. Segundo Artur Thiago Costa, diretor financeiro da NOA, as ampliações trazem mais comodidade e geram novos postos de trabalho.

Outras melhorias incluem sanitários mais modernos e acessíveis, aumento de 20% no saguão, novas longarinas com design amazônico e um sistema de climatização mais potente. Na parte externa, o espaço para veículos e pedestres foi ampliado em cerca de 60%, garantindo mais segurança e conforto no acesso ao Aeroporto Júlio Cezar Ribeiro (Val-de-Cans).

Embarque – Foto: Patrícia Lanini

Infraestrutura aérea reforçada

A NOA também investiu em um novo pátio com cinco posições adicionais para aeronaves da categoria C, requalificação do pavimento das pistas, modernização do balizamento noturno e implantação de Áreas de Segurança de Fim de Pista (RESAs). Equipamentos de auxílio visual, como PAPIs e ALS com tecnologia LED, aumentam a precisão nas operações de pouso, inclusive em baixa visibilidade.

Com essas melhorias, o Aeroporto Internacional de Belém se consolida como um dos mais modernos do país, preparado para receber mais voos, estimular novos negócios e impulsionar o turismo e a economia da região Norte.



Fonte

Veja também

Congonhas vai dobrar de tamanho com aporte bilionário do Novo PAC

Redação

John Chidsey assume como CEO da Norwegian Cruise Line Holdings

Redação

Embraer E195-E2 sai da pista em aeroporto no Canadá

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.