Categories: Cultura

A melhor comédia romântica francesa de 2025, estrelada por Omar Sy, estreou hoje na Netflix

Para Alain Resnais (1922–2014), o mais humano dos sentimentos é também o mais desditoso. Ao detalhar em “Hiroshima, Meu Amor” (1959) — cujo roteiro é assinado por ninguém menos que Marguerite Duras (1914-1996) — o encontro de uma atriz francesa que vai para o Japão e se enamora de um arquiteto local, Resnais não quis falar de uma relação que começa feito outra qualquer, a partir da atração visual, dos tantos jogos de sedução de uma e outra parte (em especial do lado feminino, como sói acontecer), de conversas harmoniosas, regadas a um bom vinho à beira de um lago, numa paragem bastante isolada, de preferência. No momento em que se propõe a falar de um romance com todas as chances de dar errado, o diretor assume riscos e seduz o público, fórmula seguida por Nina Rives em “French Lover”. A paixão de um ator famoso por uma chef que vira garçonete depois de perder seu restaurante num divórcio turbulento é conduzida por Rives, como sói acontecer com as comédias românticas francesas, com leveza, de um modo despretensioso, com muito espaço para o humor, o que resulta numa catarse geral sobre as fronteiras entre o que pode ir à praça e o que deve ficar na cama.

Abel Camara encarna o próprio amante francês ao estrelar o comercial de um desodorante chamado French Lover, a primeira das muitas blagues metalinguísticas de Rives e dos corroteiristas Hugo Gélin e Shirli Mushoyef. Enquanto isso, não muito longe dali, Marion tenta recuperar um pouco do prejuízo deixado pelo agora ex-marido e não fica nada perplexa no momento em que Abel, um dos homens mais badalados do showbiz nacional, entra no bistrô onde está trabalhando. Ela não faz nenhuma questão de bajulá-lo, ele gosta e mesmo que sempre fique uma tensão no ar, tanta que Marion termina por abandonar o posto, mantém-se a vontade de uma conversa, atribulada no início, mas promissora. Sem o menor embaraço, Rives compõe a epifania de um possível novo afeto entre os protagonistas, e pelas duas horas restantes “French Lover” move-se acompanhando a montanha-russa de emoções que colhe Abel e Marion. O filme seria pouco mais que um breve passatempo não fosse a óbvia dedicação do elenco, a começar por quem não sai de cena nunca.

A pretexto de trocar de camisa — que Marion molhou de uísque quando jogara a bebida no chefe —, ele vai parar no apartamento dela. Os dois mal trocam um beijo inocente, mas fica no ar a necessidade de verem-se de novo, apesar de todas as diferenças. Antes de sair, Antoine, o ex-cônjuge vivido por Amaury de Crayencour, chega, o que obriga o suposto pretendente a esconder-se no banheiro onde também está Claudinha, a dogue alemã de Marion, e indo de sequências de humor ameno para lances conflituosos, Omar Sy e Sara Giraudeau conquistam o público. Por mais que negue, Marion não domina o que passa a sentir por Abel, que também quer engatar um namoro, mas é sabotado por sua entourage, que o aconselha a procurar mais uma das mulheres fatais com quem costuma ter relacionamentos tão excitantes quanto fugazes. Vem à memória “Um Lugar Chamado Notting Hill” (1999), de Roger Michell (1956-2021), mas Rives é hábil em  conferir personalidade a “French Lover”, o que resta inequívoco no desfecho, ao som de uma versão de “Hino ao Amor” (1950), de Édith Piaf (1915-1963) e Marguerite Monnot (1903-1961). Como canta La Môme Piaf, o céu escurece, mas o amor verdadeiro basta.

Filme:
French Lover

Diretor:

Nina Rives

Ano:
2025

Gênero:
Comédia/Romance

Avaliação:

8/10
1
1




★★★★★★★★★★



Fonte

Redação

Recent Posts

Dólar hoje sobe a R$ 5,23 e encerra semana com alta de 0,21%; no ano, queda é de 4,7%

O dólar fechou a sexta-feira em alta ante o real, com parte do mercado buscando…

6 minutos ago

Aeroporto de Aracaju inicia 2026 com recorde de passageiros

Com voos lotados, foram 69.298 embarques e 64.485 desembarques no Aeroporto de Aracaju durante o…

35 minutos ago

RioMar Aracaju anuncia chegada da primeira loja Daiso Japan em Sergipe

O RioMar Shopping Aracaju anunciou a chegada da primeira unidade da Daiso Japan em Sergipe.…

35 minutos ago

Escariz promove feira de livros no RioMar, com mais de 6 mil títulos e obras a partir de 5 reais

A 6ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil aponta que Aracaju está entre…

35 minutos ago

Drama norueguês que está entre os favoritos ao Oscar 2026

Em “Valor Sentimental”, Renate Reinsve, Stellan Skarsgård e Inga Ibsdotter Lilleaas, sob direção de Joachim…

47 minutos ago

FAB abre vagas para engenheiros, capelães e oficiais de apoio

A Força Aérea Brasileira publicou edital para Exames de Admissão 2026 nas áreas de Engenharia,…

49 minutos ago