Airbus A380-800 da Qantas pousa pela primeira vez no aeroporto de Guarulhos, em voo direto de Sydney
O aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos, recebe na noite deste domingo (22), o primeiro pouso de um Airbus A380-800 da companhia aérea australiana Qantas.
A aeronave, de matrícula VH-OQA, decolou de Sydney às 8h30 (horário de Brasília) e tem previsão de chegada às 22h45, em voo direto e sem escalas.
Detalhes da aeronave e do voo
O avião envolvido na operação foi o primeiro exemplar do modelo entregue à Qantas, em setembro de 2008. O jato de grande porte integra a frota de aeronaves de longo curso da companhia e é configurado para rotas intercontinentais de alta demanda.
Pela primeira vez, um @Airbus A380-800 da @Qantas virá ao Brasil.
A aeronave de matrícula VH-OQA, em operação desde 2008, pousará por volta das 22h45 (Brasília) no aeroporto de Guarulhos.
A Qantas e a GRU Airport não informaram o motivo do voo.
📸: @flightradar24pic.twitter.com/bTYuorvCZU
— Portão 1 (@portaoum) February 22, 2026
Até a publicação desta matéria, a Qantas não informou oficialmente o motivo da operação ao Brasil. Procurada por AERO Magazine, a empresa não enviou posicionamento.
Histórico de operações
Em 22 de agosto de 2016, durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o Airbus A380-800 da Air France realizou o seu primeiro voo comercial ao Brasil, com destino ao aeroporto internacional do Rio de Janeiro (GIG). No mesmo dia, a Qantas enviou um Boeing 747-400 — modelo então ainda ativo em sua frota.
Ambas as aeronaves transportaram delegações de França e Austrália, respectivamente, de volta aos seus países de origem, após o fim dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
Desde março de 2017, a Emirates utiliza o Airbus A380-800 nos voos regulares entre Dubai e São Paulo, diariamente.
Infraestrutura e capacidade operacional
O A380 é uma aeronave de dois andares completos, projetada para transporte de alta densidade em rotas de longo curso. O modelo exige infraestrutura aeroportuária compatível, incluindo pátios, fingers e taxiways adaptados às suas dimensões e peso máximo de decolagem.

