Há duas opções para que os passageiros possam chegar de trem ao aeroporto de Guarlhos
Desde 2018, é possível acessar o aeroporto internacional de São Paulo (GRU), em Guarulhos, através dos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, a CPTM, por meio de dois tipos de serviços disponíveis.
Um deles é o Expresso Aeroporto, com partidas de hora em hora, de segunda à sábado, e a cada trinta minutos, aos domingos, das estações Palmeiras-Barra Funda, na Zona Oeste da capital paulista, e Aeroporto-Guarulhos, das 5h à 0h. Os trens fazem parada nas estações Luz e Guarulhos-Cecap, porém, no sentido contrário, há uma parada adicional na estação Brás. O tempo médio de viagem é de 35 minutos.
A outra opção é pela linha 13 – Jade, com embarques na estação Engenheiro Goulart, que também atende a linha 12 – Safira, com intervalos que variam entre quinze e 35 minutos, dependendo do dia e do horário. Considerando a partida da estação Brás e a necessidade de conexão, o tempo médio de viagem é de cerca de cinquenta minutos.
Em ambos os casos, a tarifa custa R$ 5,40 (em janeiro de 2026) e permite a transferência de/para todo o sistema metroferroviário da Grande São Paulo.
O terminal 1 do aeroporto está localizado próximo à estação terminal dos trens, mas para os terminais 2 e 3, é disponibilizado um aeromóvel que faz o transporte entre estes pontos, sem custo adicional.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 27/04/2023, às 11h06 – Atualizado em 21/02/2026, às 20h25

