Nordeste Magazine
Economia

Brasileiro tem orgulho do povo e belezas naturais, mas reclama da política e economia

Brasileiro tem orgulho do povo e belezas naturais, mas reclama da política e economia

O que faz você se orgulhar de seu país? Essa pergunta foi feita para mais de 30 mil pessoas de 25 países numa pesquisa recente do Pew Research Center. No Brasil, nada menos que 25% das respostas fizeram referência ao povo do país, descrevendo os brasileiros como acolhedores e receptivos, além de destacar o clima social positivo no Brasil.

Mesmo quem respondeu “o povo” ou “as pessoas” tem explicações diferenciadas para citar essa característica como a mais marcante. Os brasileiros disseram receber bem estrangeiros, serem mais amorosos e empáticos. No Japão, onde 41% mencionam o povo japonês como fonte de orgulho em seu país, as pessoas mencionam traços como respeito, modéstia, honestidade e diligência.

Mas 17% dos brasileiros responderam não ter motivos para se orgulhar e citaram as situações política — especialmente casos de corrupção — e econômica como motivos principais. E, numa prova que a polarização mexe com os ânimos, esse tipo de resposta foi cerca de três vezes mais comum entre aqueles que não se identificam com o partido no governo do que entre aqueles que se identificam com quem está no poder (21% x. 8%).

Aproveite a oportunidade!

Em junho do ano passado, o centro de pesquisas havia apurado que, em 23 países pesquisados, uma mediana de 58% dos adultos estava insatisfeita com o funcionamento de sua democracia, enquanto 42% estavam satisfeitos. O Brasil tinha uma taxa de insatisfação um pouco acima da média (59% a 41%).

Leia também: 79% dos brasileiros acreditam que economia é feita para favorecer ricos, diz pesquisa

Embora exista uma insatisfação quase generalizada com esses temas pelo mundo, o sistema político é uma fonte de orgulho nacional em vários países de alta renda, especialmente Suécia (53%) e Alemanha (38%). Mas as pessoas em outros lugares também se orgulham da forma como seu país é governado, incluindo sua democracia, constituição, eleições, estabilidade política e como seu país se engaja com o mundo – 9% dos brasileiros entrevistados citaram esse tema.

Continua depois da publicidade

A liberdade é outra fonte de orgulho. Os americanos têm mais probabilidade de dizer que têm orgulho de sua liberdade do que de qualquer outra coisa. E pessoas na França e na Suécia frequentemente mencionam a igualdade como algo do qual se orgulham.

As pessoas também dizem se orgulhar de sua economia – incluindo cerca de dois em cada dez na Alemanha, Indonésia e Holanda – e dos serviços oferecidos pelo governo, como saúde, educação e infraestrutura. Suecos e sul-africanos estão entre os mais propensos a se orgulhar dessas coisas.

Outros motivos de orgulho

Entre as respostas positivas no Brasil, 17% citaram a paisagem e a geografia brasileiras, dizendo que o Brasil tem “lugares de cartão-postal”. Eles citaram nas respostas a Amazônia, as praias de Santa Catarina e o Pantanal como motivos de orgulho e até mencionam a ausência de desastres naturais.

“Não temos desastres naturais como acontecem no exterior – como tsunamis, furacões, terremotos. Temos muita riqueza natural que exportamos para outros países, como café e açaí”, respondeu uma mulher de 25 anos, diz o Pew Research Center.

“Brasileiros são acolhedores por natureza. Eles são prestativos, calorosos e fazem questão de servir e ajudar os outros”, explicou um homem de 63 anos ouvidos no estudo.

Também foram citados aspectos como a diversidade e o multiculturalismo do Brasil como atributos positivos e de orgulho, com 10% das respostas.

Continua depois da publicidade

Curiosamente, apenas 8% dos brasileiros citaram seu orgulho pelas artes e a cultura, deixando o Brasil na 12ª posição entre os 25 países da pesquisa. Nesse quesito, ninguém bateu a Itália: 38% dos italianos citar se orgulhar de sua produção artística e cultura. Essas características também são muito valorizadas no México (30%) e na França (26%).

O que faz você sentir orgulho do Brasil? (Em %)

Fonte: Pew Research Center



Fonte

Veja também

Economia brasileira cresceu 2,2% em 2025, aponta prévia da FGV

Redação

Nova Copa do Brasil tenta reforçar espírito democrático e mira recorde de premiações

Redação

BC Protege+ bloqueia 255,7 mil tentativas de abertura de contas falsas

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.