Nordeste Magazine
Turismo

Grupo LATAM sobe para 5ª posição em sustentabilidade global

Grupo LATAM sobe para 5ª posição em sustentabilidade global

Pelo segundo ano consecutivo, o grupo LATAM reafirma seu protagonismo na agenda ESG do setor aéreo mundial. A companhia foi reconhecida pela S&P Global como Top Sustainability Performer no prestigiado Corporate Sustainability Assessment (CSA) 2025. No ranking geral, a LATAM alcançou a quinta colocação global e o primeiro lugar em todo o continente americano, consolidando-se como a transportadora líder do hemisfério ocidental em práticas sustentáveis.

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias

O salto na pontuação foi expressivo: a companhia atingiu 77 pontos, um crescimento histórico de 10 pontos em relação ao ano anterior. Esse avanço de 15% rendeu à LATAM o selo Industry Mover 2025, distinção concedida às empresas que apresentam a evolução mais significativa em seu setor.

Presença no Sustainability Yearbook 2026

A consistência dos resultados garantiu à LATAM a permanência no Sustainability Yearbook 2026. Para figurar neste anuário, a empresa precisa estar entre os 15% melhores desempenhos globais de sua vertical. Em um universo de mais de 9.200 empresas avaliadas pela S&P Global, apenas oito companhias aéreas no mundo conquistaram a classificação nesta edição.

“A quinta colocação em nível mundial reflete o compromisso que assumimos como grupo: avançar rumo a uma aviação mais sustentável, com ações concretas e resultados verificáveis. Ao mesmo tempo, esse reconhecimento nos impulsiona a olhar para o futuro com ainda mais ambição. Por isso, reforçamos nossas metas de médio prazo, incorporando um objetivo claro de redução da intensidade de emissões até 2030, que pretendemos alcançar por meio de uma frota mais eficiente, com a incorporação das mais recentes tecnologias disponíveis, melhorias na nossa eficiência operacional e o uso de Combustíveis Sustentáveis de Aviação”, afirmou Roberto Alvo, CEO do LATAM Airlines Group.

Metas Estratégicas e Renovação de Frota

Com o objetivo de atingir emissões líquidas zero até 2050, a LATAM estabeleceu marcos para 2030, incluindo a redução de 6% na intensidade de emissões em comparação a 2019. A estratégia baseia-se em três pilares:

  1. Modernização: Em 2025, foram incorporadas 26 novas aeronaves, que consomem entre 15% e 20% menos combustível.

  2. Dados e IA: Uso de inteligência de dados para otimizar rotas e operações.

  3. SAF: Expansão do uso de bioquerosene de aviação.

Impacto Social e Econômico no Brasil

Além do pilar ambiental, a LATAM reforça seu papel social através do programa Avião Solidário, que já transportou gratuitamente mais de 22 mil pessoas e 1,7 mil toneladas de carga para causas humanitárias e de saúde na América do Sul. No Brasil, parcerias com instituições como Amigos do Bem e SOS Mata Atlântica fortalecem essa rede.

No campo econômico, um estudo da Oxford Economics revelou a magnitude da companhia para o país: em 2024, as operações da LATAM injetaram US$ 15 bilhões no PIB brasileiro (0,7% do total nacional) e foram responsáveis pela manutenção de 860 mil empregos, entre diretos e indiretos. Saiba mais no site.



Fonte

Veja também

Governo avalia flexibilizar empréstimos do FNAC a aéreas

Redação

Falha mecânica é descartada em helicóptero que fez pouso forçado no mar do Rio

Redação

Air France-KLM promove 1 novo head e muda estrutura de vendas no Brasil

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.