Sob os olhares do técnico da seleção brasileira, Carlo Ancelotti, o italiano Matteo Berrettini venceu o chileno Tomas Barrios Vera — que entrou na chave principal como lucky loser — por 2 a 0, parciais de 7/6 (1) e 7/5, nesta terça-feira, na quadra Guga Kuerten. Na segunda rodada, o italiano pegará o sérvio Dusan Lajovic.
O italiano demorou a se soltar no jogo e teve poucas oportunidades de quebrar o adversário. Mas mostrou repertório como seu forte forehand e o jogo mais próximo à rede. No 11º game, após uma leve chuva cair no saibro do Jockey Club, Berrettini teve dois break points salvos pelo chileno.
No tie-break, Berrettini dominou praticamente todos os pontos. Com bons saques, subidas certeiras à rede, belas passadas e winners cheio de top spin, ele fechou o primeiro set em 7/1.
Continua depois da publicidade
Uma queda de energia nas torres de luz da quadra central suspendeu o jogo por cerca de 40 minutos. Foi a deixa para Ancelotti partir. Mas Berrettini continuou tendo o apoio da avó brasileira Lucia Fogaça, que estava ao lado do treinador da seleção brasileira. A nonna não se furtou a mandar beijos para o neto enquanto os tenistas esperavam a decisão da organização no banco.
No segundo set, o roteiro praticamente se repetiu. Barrios Vera teve chance de quebra no sétimo game, mas o italiano forçou o erro do adversário e se manteve à frente: 4 a 3.
No game seguinte, o italiano teve duas chances de quebra. Uma delas veio após o uso de vídeo pedido por Berrettini. A árbitra de cadeira aceitou a reclamação do jogador de que a bola havia tocado na quadra após bater na raquete.
Após o episódio, a torcida da quadra central ficou dividida. Mas, rapidamente, o italiano reconquistou os espectadores. Os tenistas seguiram sem quebra até o 12º game. Berrettini encaixou bolas vencedoras, contou com alguns erros do chileno e fechou por 7/5.

