Nordeste Magazine
Turismo

Brasileiros terão mais opções de conexão em viagens para a Índia

Brasileiros terão mais opções de conexão em viagens para a Índia

Ampliação de parceria da Lufthansa Group com a Air India também permitirá mais opções de conexão para brasileiros em viagens para a Índia

O Lufthansa Group e a Air India anunciaram hoje (17), a assinatura de um memorando de entendimento que estabelece as bases para um futuro acordo de Joint Business (JBA) envolvendo as companhias do grupo europeu e as empresas Air India e Air India Express.

A iniciativa busca ampliar a cooperação estratégica entre as empresas, com foco no tráfego aéreo entre Índia e União Europeia, em um cenário de expansão do comércio bilateral após a conclusão do acordo de livre comércio entre as duas regiões, favorecendo também as conexões para brasileiros com destino a Índia.

Contexto econômico e mercado aéreo

O acordo comercial entre Índia e União Europeia cria a maior área de livre comércio do mundo, considerando que ambas as regiões somam cerca de um quarto da população global e do Produto Interno Bruto (PIB) mundial. O comércio bilateral de bens entre Índia e UE alcança atualmente 180 bilhões de euros (R$ 1,11 trilhão) por ano.

A expansão das relações comerciais e institucionais tende a impulsionar a demanda por transporte aéreo internacional, especialmente no segmento premium de voos de longo curso. Segundo o Lufthansa Group, as rotas entre seus mercados europeus e a Índia já representam o segundo mercado premium mais relevante em voos intercontinentais, atrás apenas dos Estados Unidos.

Estrutura do Joint Business

O memorando de entendimento estabelece um arcabouço para a criação de um Joint Business Agreement entre as companhias do Lufthansa Group — incluindo Lufthansa, Swiss International Air Lines, Austrian Airlines, Brussels Airlines e ITA Airways — e a Air India, além da Air India Express.

Em uma primeira fase, o foco será a ampliação e a comercialização conjunta de voos entre os principais mercados europeus do grupo — Alemanha, Áustria, Suíça, Bélgica e Itália — e a Índia. Uma segunda etapa prevê a expansão da cooperação para outros países da União Europeia e para o subcontinente indiano.

A implementação completa do JBA dependerá de definições comerciais específicas e da obtenção das aprovações regulatórias e antitruste necessárias.

Malha aérea e operações atuais

Atualmente, as companhias do Lufthansa Group e a Air India oferecem voos em codeshare em 146 rotas, abrangendo 22 países. A rede conjunta inclui quinze destinos na Índia e 27 na Europa.

A Lufthansa opera a partir de Frankfurt para Nova Delhi, Mumbai, Chennai, Bangalore e Hyderabad, além de voos a partir de Munique para Delhi, Mumbai e Bangalore.

A Swiss conecta Zurique a Delhi e Mumbai, enquanto a ITA Airways liga Roma a Delhi. A Air India, por sua vez, opera voos de longo curso de Delhi para Frankfurt, Zurique, Viena e Milão, além de ligações entre Mumbai e Frankfurt. A ITA Airways, incorporada recentemente ao Lufthansa Group, também integra o escopo do memorando de entendimento.

Brasileiros podem viajar para a Índia viajando com qualquer das três companhias aéreas, efetuando conexões nos aeroportos de Frankfurt, Munique, Zurique ou Roma (FCO).

Integração operacional e experiência do passageiro

A cooperação prevista inclui maior coordenação de horários e redes em mercados selecionados, com o objetivo de reduzir tempos de conexão e ampliar a conectividade entre Europa e Índia.

As empresas também planejam integrar de forma mais ampla programas de fidelidade, alinhar estratégias comerciais e de marketing e otimizar processos aeroportuários para aprimorar a experiência de viagem, tanto no segmento corporativo quanto no lazer de longo curso.

A Air India integra a Star Alliance desde 2014, aliança cofundada pela Lufthansa. O acordo de codeshare entre as companhias existe desde 2004 e foi ampliado em fevereiro de 2025, envolvendo Lufthansa, Swiss, Austrian Airlines e Air India.





Fonte

Veja também

Congonhas (MG) receberá o Fórum Nacional de Turismo Religioso

Redação

Primeiro voo do Douglas DC-6 completa 80 anos

Redação

Blue Tree Towers Jaguariúna registra alta de 27% na receita em 2025

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.