Nordeste Magazine
Economia

Pressão contra Toffoli cresce, mas Senado pode fechar porta ao impeachment

Pressão contra Toffoli cresce, mas Senado pode fechar porta ao impeachment

Mesmo com a escalada de pedidos de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), tem afirmado a interlocutores que não pretende levar adiante qualquer iniciativa nesse sentido. Segundo apuração da Folha de S.Paulo, a avaliação no comando da Casa é de que a probabilidade de avanço é inexistente.

Toffoli acumula hoje dez requerimentos de impeachment protocolados no Senado. O mais recente foi apresentado pela bancada do partido Novo na semana passada. Quatro desses pedidos têm como fundamento o caso do Banco Master e foram apresentados já em 2026.

Bastidores relatados pelo jornal, indicam que Alcolumbre argumenta que abrir um processo contra um ministro do STF poderia criar um precedente institucional de difícil controle. A leitura, segundo relatos colhidos pela Folha, é de que a adoção dessa medida poderia estimular novas tentativas semelhantes no futuro, ampliando tensões entre os Poderes.

Oportunidade com segurança!

A pressão da oposição ganhou força após a revelação de mensagens encontradas no celular de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, nas quais o nome de Toffoli é mencionado. Ainda assim, parte do Senado avalia que a decisão do ministro de deixar a relatoria da investigação envolvendo a instituição financeira tende a reduzir o ímpeto por seu afastamento.

Um senador próximo a Alcolumbre afirmou à Folha que a tendência é de arrefecimento da crise, desde que não surjam novos desdobramentos. Mesmo entre oposicionistas há reconhecimento de que existe um movimento de contenção institucional entre os Poderes, dentro de limites considerados aceitáveis no ambiente político atual.



Fonte

Veja também

Anatel libera operação da SpaceSail, concorrente da Starlink no Brasil

Redação

McDonald’s testa cardápio adaptado para quem usa canetas emagrecedoras

Redação

Oposição transforma ala do desfile pró-Lula em campanha digital nas redes

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.