O magnata hoteleiro Thomas Pritzker comunicou nesta segunda-feira (16) sua aposentadoria do cargo de presidente executivo da Hyatt Hotels, numa tentativa de proteger a empresa após a divulgação de novos documentos detalhando a extensão de sua associação com o criminoso sexual Jeffrey Epstein e sua cúmplice Ghislaine Maxwell.
“Exerci um julgamento terrível ao manter contato com eles, e não há desculpa para não ter me distanciado antes”, disse Pritzker em um comunicado divulgado hoje. “Condeno as ações e o dano causados por Epstein e Maxwell e sinto profunda tristeza pela dor que infligiram às suas vítimas.”
Leia também: Advogada do Goldman Sachs se demite após mensagens revelarem ligação com Epstein
Segundo o Wall Street Journal, Pritzker era um visitante frequente na casa geminada de Epstein. Documentos divulgados recentemente pelo Departamento de Justiça mostram reuniões e correspondência por e-mail entre Pritzker e Epstein que duraram vários anos, incluindo referências a múltiplas reuniões agendadas ao longo de 2018, bem como comunicação entre Pritzker e Maxwell.
O caso tem ramificações políticas, uma vez que Pritzker faz parte de uma das famílias mais proeminentes de Chicago, cujos membros incluem o governador de Illinois, J.B. Pritzker, e a ex-secretária de Comércio Penny Pritzker.
A Hyatt Hotels Corporation confirmou a aposentadoria de Pritzker com efeito imediato, e informou que ele que não buscará a reeleição para o Conselho de Administração na próxima assembleia anual de acionista, em maio. O Conselho nomeou Mark S. Hoplamazian, presidente e CEO da Hyatt, para suceder Pritzker como Presidente do Conselho, também com efeito imediato.
Continua depois da publicidade
Sem fazer comentários sobre o caso Epstein, a companhia destacou que Pritzker ofereceu uma liderança estratégica enquanto a Hyatt expandiu sua presença global de marca, fortaleceu seu modelo de negócios asset-light e gerou valor de longo prazo para os acionistas.
“Tenho orgulho de fazer parte da família Hyatt desde o início da Hyatt. Como disse em minha carta ao Conselho, foi ao mesmo tempo uma honra e uma das grandes experiências da minha vida poder contribuir para o crescimento da empresa”, disse Pritzker. “A Hyatt está bem posicionada para o futuro, e tenho grande confiança em Mark, em nossa equipe de liderança e no Conselho, à medida que continuam construindo sobre a nossa sólida base.”

