Nordeste Magazine
Economia

Governo Lula avalia ajuda humanitária a Cuba sob pressão dos EUA

Governo Lula avalia ajuda humanitária a Cuba sob pressão dos EUA

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva avalia enviar ajuda humanitária a Cuba em meio ao agravamento da crise energética no país caribenho, segundo informações de múltiplos veículos de imprensa, incluindo a GloboNews e a BBC News Brasil.

De acordo com as reportagens, uma reunião sobre o tema foi realizada em Brasília e envolveu a Agência Brasileira de Cooperação, vinculada ao Ministério das Relações Exteriores.

Uma fonte do governo ouvida pela BBC News Brasil, sob reserva, afirmou que o Brasil estuda a possibilidade de encaminhar medicamentos e alimentos a Cuba. Ainda não há definição sobre o volume da ajuda, o cronograma de envio ou o formato logístico da operação.

Aproveite a alta da Bolsa!

Segundo a mesma fonte, a ajuda deverá ser viabilizada pelos ministérios da Saúde e do Desenvolvimento Agrário.

A indefinição logística ocorre em meio a restrições impostas pelo governo cubano ao comércio de combustíveis utilizados na aviação, em razão da escassez do produto.

A crise energética em Cuba se intensificou após o aumento das pressões dos Estados Unidos contra o regime cubano nas últimas semanas. Integrantes do governo brasileiro avaliam que o presidente Donald Trump busca “estrangular” economicamente o país para forçar uma eventual mudança de regime, segundo relato da fonte à BBC News Brasil.

Continua depois da publicidade

O tema também é considerado sensível pelo governo brasileiro diante da atuação dos Estados Unidos. A gestão Lula ainda avalia de que forma tratará a situação de Cuba na visita prevista do presidente brasileiro a Trump, marcada para março.

O Palácio do Planalto, o Ministério das Relações Exteriores, o Ministério da Saúde e o Ministério do Desenvolvimento Agrário não se manifestaram sobre o caso.

Na semana anterior, durante evento do PT, Lula criticou as medidas adotadas pelos EUA contra Cuba, e o diretório do Partido dos Trabalhadores divulgou nota em repúdio aos novos bloqueios à ilha.



Fonte

Veja também

“Nosso estoque de 3 meses esgotou em 3 semanas”, diz fundadora da Pantys

Redação

oposição reage a desfile pró-Lula

Redação

Abono salarial começa a ser pago nesta segunda

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.