Nordeste Magazine
Economia

Com troca do relator, CPMI do INSS vai pedir dados sigilosos de Vorcaro, do Master

Com troca do relator, CPMI do INSS vai pedir dados sigilosos de Vorcaro, do Master

O presidente da CPMI do INSS, senador Carlos Viana, solicitou ao novo relator do caso do Banco Master, o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), a devolução de todos os documentos sigilosos referentes ao dono da instituição, Daniel Vorcaro.

A quebra dos sigilos bancário, fiscal e telemático de Vorcaro, foi aprovada pela CPI do INSS em dezembro. No entanto, os documentos foram retirados do alcance dos parlamentares por decisão liminar do ministro Dias Toffoli e estão sob guarda da Presidência do Senado. No fim de janeiro, integrantes da comissão acionaram o Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir a devolução dos documentos.

Os documentos dizem respeito às quebras de sigilo aprovadas no contexto das apurações sobre fraudes em empréstimos consignados concedidos a aposentados e pensionistas. Os requerimentos incluíram também a solicitação de relatórios de inteligência financeira ao Coaf e chegaram a ser enviados à comissão antes de serem recolhidos por determinação do STF.

Oportunidade com segurança!

Em comunicado publicado na última sexta-feira, o senador ressaltou que os documentos são “fundamentais para a continuidade dos trabalhos da CPMI, para a consolidação das provas já colhidas e para o avanço responsável do relatório final”.

Após o carnaval, está prevista uma audiência institucional com o ministro André Mendonça. Além disso, segundo o comunicado, está confirmada para o dia 26 o depoimento de Vorcaro.

A comissão quer explicações de Vorcaro sobre a oferta de crédito consignado a aposentados e pensionistas do INSS. Documentos enviados pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) mostram que a instituição figura entre as líderes de reclamações nos últimos anos, especialmente por problemas ligados a crédito consignado.



Fonte

Veja também

Magnata da mídia defende fim do trabalho às sextas-feiras: “É inútil”

Redação

43% dizem não confiar nas urnas eletrônicas, aponta pesquisa Quaest

Redação

Turbulência no mercado ligada à IA reflete dois temores cada vez mais conflitantes

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.