Nordeste Magazine
Turismo

Ceará fecha 12 meses com 7,3% de alta no turismo

Ceará fecha 12 meses com 7,3% de alta no turismo

O Ceará encerrou os últimos 12 meses com o melhor desempenho do turismo no Nordeste. De acordo com o Índice de Volume das Atividades Turísticas, divulgado pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE, o Estado acumulou alta de 7,3% no período, resultado acima da média nacional (4,6%) e regional (4,3%).

REDAÇÃO DO DIÁRIO – com assessorias

O crescimento ganhou ainda mais força no segundo semestre de 2025, quando o Ceará ocupou, em praticamente todos os meses, a liderança no ranking nordestino. Em dezembro, por exemplo, o avanço foi de 2,0% na comparação com o mesmo mês do ano anterior, enquanto o Brasil registrou variação de 0,1%.

Segundo o secretário do Turismo do Ceará, Eduardo Bismarck, o desempenho é resultado da combinação entre continuidade administrativa e ajustes estratégicos ao longo do ano.

“Assumimos o compromisso de manter o Ceará em posição de destaque e conseguimos liderar o crescimento regional em grande parte do segundo semestre. Esse desempenho está ligado a um ambiente favorável aos negócios e ao apoio do governador Elmano de Freitas, que prioriza o turismo como vetor de desenvolvimento. Além de ampliar o fluxo de visitantes, buscamos qualificar o gasto turístico no Estado”, afirmou.

Desde o início de 2025, a gestão da Secretaria do Turismo intensificou o monitoramento de indicadores e a articulação com o trade turístico, fortalecendo ações voltadas à interiorização da atividade, promoção de destinos e qualificação dos serviços.

Com oferta diversificada que reúne sol e praia, cultura, gastronomia, eventos e esportes, o Ceará mantém competitividade no cenário nacional e amplia sua presença nos mercados doméstico e internacional, impulsionando a cadeia produtiva e o impacto econômico do setor.

Sobre o índice

O Índice de Volume das Atividades Turísticas é divulgado mensalmente pelo IBGE, por meio da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), e acompanha o desempenho de segmentos como transporte aéreo, hospedagem, agências de viagens e atividades de lazer, servindo como referência para a análise do comportamento do turismo no país.



Fonte

Veja também

Força Aérea Canadense adota manutenção digital no programa FAcT

Redação

Show de Shakira em Praia de Copacabana impulsiona turismo latino em 2026, diz Mais Brasil Viagens

Redação

Ryanair corta rotas na Europa e reduz 3 milhões de assentos; confira destinos

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.