Lufthansa retira de operação o Airbus A340-300 (D-AIFD) que marcou a retomada de voos da companhia para o aeroporto do Galeão
A Lufthansa retirou de operação nesta quarta-feira (12), o Airbus A340-300 de matrícula D-AIFD, aeronave que realizou o voo inaugural da companhia para o Rio de Janeiro (GIG), em outubro de 2011, marcando a retomada das operações da companhia aérea na cidade, depois de seis anos.
O jato de longo curso foi transferido durante a madrugada de Frankfurt para o aeroporto de Teruel, na Espanha, onde será desmontado após quase 25 anos de serviço.
Composição atual da família A340
Com a retirada do D-AIFD, a Lufthansa passa a contar com dezesseis aeronaves da família Airbus A340 em operação:
- Onze unidades da variante A340-300
- Cinco unidades da variante A340-600
No vídeo abaixo, o avião pousando no aeroporto de Teruel:
Llegada de un A340 de @lufthansa desde el aeropuerto de Frankfurt @Airport_FRA al aeropuerto de Teruel @aeropuerteruelpic.twitter.com/vYAUAZPYvV
— Aeropuerto de Teruel, vuela la innovación (@aeropuerteruel) February 12, 2026
A família A340, equipada com quatro motores, foi amplamente utilizada em rotas de longo curso nas décadas de 1990 e 2000, antes da consolidação de bimotores de nova geração com maior eficiência operacional.
Atualmente, a Lufthansa voa ao Rio com o Boeing 787-9, em cinco frequências semanais.
A340-600 da Lufthansa pode deixar de voar no segundo semestre
A Lufthansa pode encerrar as operações comerciais do Airbus A340-600 no segundo semestre deste ano, de acordo com dados divulgados recentemente pela plataforma de análise de dados de aviação Cirium.
O último voo regular do quadrimotor está previsto para 25 de outubro, data que coincide com a transição do cronograma de verão para o horário de inverno da IATA, período tradicionalmente utilizado pelas companhias aéreas para ajustes estruturais de frota.
Segundo a mesma fonte, a operação poderá ser na rota entre Riad, na Arábia Saudita, e Frankfurt, na Alemanha.

