Nordeste Magazine
Turismo

Polícia Federal prende candidato com identidade falsa em prova da ANAC

Polícia Federal prende candidato com identidade falsa em prova da ANAC

ANAC aciona Polícia Federal e prende em flagrante suspeito por fraude no exame teórico de Piloto Privado de Helicóptero em Campinas

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) acionou a Polícia Federal na manhã de ontem (11), resultando na prisão em flagrante de um indivíduo que tentava realizar o exame teórico de Piloto Privado de Helicóptero com identidade falsa.

A ocorrência foi registrada em Campinas/SP, durante a aplicação da prova. Segundo a autarquia, a tentativa de fraude envolvia um candidato que buscava substituir o verdadeiro inscrito — beneficiário do esquema — na realização da chamada “Banca da ANAC”, etapa obrigatória para obtenção de licenças na aviação civil.

Identificação da fraude

A irregularidade foi detectada após cruzamento de dados e informações internas conduzido pela ANAC, que indicou a possibilidade de tentativa de substituição de candidato no exame teórico.

Com o início da prova e a confirmação da presença do falsário, fiscais da Agência acionaram a Polícia Federal, que se deslocou ao local e efetuou a prisão em flagrante.

Responsabilização administrativa e penal

Além das implicações criminais, tanto o indivíduo que realizou a prova quanto o beneficiário da fraude serão autuados administrativamente pela ANAC. Ambos poderão ser multados e ter licenças e habilitações cassadas, caso confirmadas as infrações no processo administrativo sancionador.

Não toleramos qualquer tipo de fraude ou desvio que prejudique a lisura do exame e comprometa a qualidade reconhecida internacionalmente dos pilotos brasileiros e, em última análise, coloque em risco a aviação civil brasileira”, disse Elder Rodrigues, superintendente de Pessoal da Aviação Civil substituto.

O que é o exame teórico da ANAC

O exame teórico da ANAC é uma avaliação técnica obrigatória para a obtenção de licenças e habilitações na aviação civil brasileira, abrangendo pilotos e mecânicos de manutenção aeronáutica.

A prova é aplicada pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e avalia conhecimentos teóricos essenciais para o exercício das funções técnicas na aviação. Para aprovação, o candidato deve alcançar, no mínimo, 70% de acertos em cada disciplina.

A avaliação constitui a primeira etapa do processo de certificação profissional no setor, sendo requisito para emissão de licenças como Piloto Privado de Helicóptero e outras qualificações da aviação civil.





Fonte

Veja também

veja fotos do primeiro dia de programação no Marco Zero com diversos artistas

Redação

Preservação de origem

Redação

um mercado bilionário sustentado por escassez

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.