Hunnu Air, da Mongólia, planeja expandir frota com jatos da Embraer e também avalia aviões da Airbus
A Hunnu Air, companhia aérea com sede na Mongólia, planeja expandir sua frota com aviões regionais Embraer e avalia a incorporação de unidades de fuselagem estreita da Airbus para sustentar a abertura de novas rotas regulares para a Índia, Uzbequistão e Oriente Médio.
As informações foram confirmadas por Turbold Tserenkhuu, vice-presidente e chief commercial officer da empresa, na última terça-feira (3), em entrevista ao site Aviation Week.
Expansão de rotas regulares
Segundo Tserenkhuu, a Hunnu Air pretende iniciar voos regulares para Tashkent, no Uzbequistão, e para Nova Delhi, este ano. Atualmente, a capital indiana é atendida apenas por operações fretadas.
Reforço imediato com jatos da Embraer
Para viabilizar a expansão inicial da malha, a companhia negocia com empresas de leasing a incorporação de mais um jato da Embraer no segundo semestre.
O executivo não detalhou o modelo específico nem as condições contratuais, mas a estratégia reforça a aposta da empresa em aeronaves regionais para rotas de médio alcance na Ásia Central e no subcontinente indiano.
Avaliação de aviões da Airbus
No horizonte de médio e longo prazo, a Hunnu Air estuda a aquisição de aeronaves de maior capacidade, com foco em modelos narrowbody da Airbus. Esses aviões permitiriam a abertura de rotas regulares para destinos no Oriente Médio. A companhia já operou dois A319-100 entre 2012 e 2014, experiência que serve de referência para a atual avaliação.
Entregas previstas de turboélices da Cessna
Além dos jatos, a frota da Hunnu Air deverá receber, em 2026, dois Cessna 208EX Grand Caravan e dois Cessna 408 SkyCourier, ampliando a capacidade de atendimento em rotas regionais e de menor densidade.
Em contrapartida, o único ATR 42-500 da companhia (JU-1803), está fora de operação por falta de peças de reposição e será gradualmente retirado da frota.
Novos mercados no Sudeste Asiático
Além da Ásia Central e da Índia, a empresa avalia a abertura de voos regulares para o Vietnã e as Filipinas. Recentemente, a Hunnu Air operou um voo charter de 6,5 horas para Phu Quoc, operação que a companhia diz ter sido o serviço sem escalas mais longo já realizado por um Embraer E195-E2.
Frota atual e rede de destinos
A Hunnu Air opera atualmente uma frota de cinco aeronaves, composta por um ATR 42-500 fora de serviço e quatro unidades da Embraer, sendo dois E190 e dois E195-E2. A companhia atende oito destinos em três países, concentrando suas operações na Ásia Central.

