Nordeste Magazine
Turismo

Companhia da Ásia planeja ampliar frota de aviões da Embraer

Companhia da Ásia planeja ampliar frota de aviões da Embraer

Hunnu Air, da Mongólia, planeja expandir frota com jatos da Embraer e também avalia aviões da Airbus

A Hunnu Air, companhia aérea com sede na Mongólia, planeja expandir sua frota com aviões regionais Embraer e avalia a incorporação de unidades de fuselagem estreita da Airbus para sustentar a abertura de novas rotas regulares para a Índia, Uzbequistão e Oriente Médio.

As informações foram confirmadas por Turbold Tserenkhuu, vice-presidente e chief commercial officer da empresa, na última terça-feira (3), em entrevista ao site Aviation Week.

Expansão de rotas regulares

Segundo Tserenkhuu, a Hunnu Air pretende iniciar voos regulares para Tashkent, no Uzbequistão, e para Nova Delhi, este ano. Atualmente, a capital indiana é atendida apenas por operações fretadas.

Reforço imediato com jatos da Embraer

Para viabilizar a expansão inicial da malha, a companhia negocia com empresas de leasing a incorporação de mais um jato da Embraer no segundo semestre.

O executivo não detalhou o modelo específico nem as condições contratuais, mas a estratégia reforça a aposta da empresa em aeronaves regionais para rotas de médio alcance na Ásia Central e no subcontinente indiano.

Avaliação de aviões da Airbus

No horizonte de médio e longo prazo, a Hunnu Air estuda a aquisição de aeronaves de maior capacidade, com foco em modelos narrowbody da Airbus. Esses aviões permitiriam a abertura de rotas regulares para destinos no Oriente Médio. A companhia já operou dois A319-100 entre 2012 e 2014, experiência que serve de referência para a atual avaliação.

Entregas previstas de turboélices da Cessna

Além dos jatos, a frota da Hunnu Air deverá receber, em 2026, dois Cessna 208EX Grand Caravan e dois Cessna 408 SkyCourier, ampliando a capacidade de atendimento em rotas regionais e de menor densidade.

Em contrapartida, o único ATR 42-500 da companhia (JU-1803), está fora de operação por falta de peças de reposição e será gradualmente retirado da frota.

Novos mercados no Sudeste Asiático

Além da Ásia Central e da Índia, a empresa avalia a abertura de voos regulares para o Vietnã e as Filipinas. Recentemente, a Hunnu Air operou um voo charter de 6,5 horas para Phu Quoc, operação que a companhia diz ter sido o serviço sem escalas mais longo já realizado por um Embraer E195-E2.

Frota atual e rede de destinos

A Hunnu Air opera atualmente uma frota de cinco aeronaves, composta por um ATR 42-500 fora de serviço e quatro unidades da Embraer, sendo dois E190 e dois E195-E2. A companhia atende oito destinos em três países, concentrando suas operações na Ásia Central.





Fonte

Veja também

Aeroporto de Guarulhos deve receber mais de 1,1 milhão de pax

Redação

Terra dos Dinos reúne 250 guias em evento exclusivo e reforça o turismo no estado do Rio de Janeiro

Redação

Motiva Aeroportos inicia implantação de 10 salas multissensoriais em suas unidades

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.