Nordeste Magazine
Agenda

Orquestra do Brasil Nordestino estreia com concerto gratuito no Teatro Tobias Barreto

Orquestra do Brasil Nordestino estreia com concerto gratuito no Teatro Tobias Barreto

No dia 11 de fevereiro, às 20h, o Teatro Tobias Barreto abre as portas para o concerto de estreia da Orquestra do Brasil Nordestino, novo grupo sinfônico sergipano criado para celebrar e projetar a cultura nordestina nos palcos do país.

A apresentação será gratuita e marca o início da trajetória da orquestra, que já tem circulação prevista em estados como São Paulo, Bahia e Alagoas.

Formada por cerca de 60 músicos nordestinos, a Orquestra do Brasil Nordestino surge como um novo centro de produção sinfônica fora do eixo tradicional da música de concerto no Brasil.

Sob direção artística e regência do maestro Felipe Harder, o grupo propõe uma linguagem sinfônica brasileira construída a partir do Nordeste, reunindo tradição regional e escrita orquestral.

O concerto de estreia apresenta a identidade artística da orquestra em sua forma completa. O programa reúne repertório sinfônico brasileiro inspirado no universo nordestino, com obras de compositores nacionais, além do diálogo com a música popular.

Nesta apresentação inaugural, o cantor e compositor Neu Fontes participa como solista convidado, interpretando canções autorais com acompanhamento da orquestra.

O concerto conta ainda com participações especiais de Andressa Souto, Kesia Rodrigues e Lucas Campelo.

Com repertório exclusivamente nacional, a Orquestra do Brasil Nordestino trabalha tanto com obras de concerto criadas ou inspiradas pela cultura nordestina quanto com adaptações sinfônicas de canções populares da região.

A proposta do grupo é apresentar o diálogo entre o erudito e o popular como parte de uma mesma continuidade cultural, valorizando a música do povo em linguagem sinfônica.

Além da estreia em Sergipe, a Orquestra do Brasil Nordestino já nasce com perspectiva de circulação nacional, levando a produção musical nordestina a diferentes regiões do país.

A iniciativa também se propõe a ampliar o acesso à música de concerto e a valorizar músicos da região Nordeste.

O concerto integra ações viabilizadas pela Política Nacional Aldir Blanc, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap/SE), com apoio da Secretaria Especial da Cultura de Sergipe, fortalecendo a produção cultural nordestina e contribuindo para a descentralização da produção orquestral brasileira.

Assessoria

Fonte

Veja também

Boticário homenageia os diferentes ritmos do Carnaval e participa de celebrações em todo Brasil

Redação

Serafim lança ‘Aqui pra nós’, álbum que reafirma a força da música autoral nordestina

Redação

Projeto ‘Samba Amigos da Pracinha’ realiza manhã musical em abrigo de idosos

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.