A Gol Linhas Aéreas aposentou o último Boeing 737-800 sem winglets de sua frota
A Gol Linhas Aéreas retirou de operação, na última quinta-feira (29), o último Boeing 737-800 de sua frota configurado sem winglets nas asas.
A aeronave, de matrícula PR-GZW, deixou o Brasil durante a madrugada e pousou no aeroporto de Greenwood, no estado do Mississippi, nos Estados Unidos, na tarde do mesmo dia, e será desmontada.
Histórico
O PR-GZW realizou seu primeiro voo comercial há quase duas décadas e integrava a frota da Gol desde janeiro de 2020. Agora, somente alguns de seus 737-700 estão sem os equipamentos.
A importância dos winglets
Os winglets são extensões aerodinâmicas instaladas nas pontas das asas, geralmente em formato vertical ou inclinado. Essas estruturas podem aumentar a eficiência de combustível em até 5%, além de melhorar a taxa de subida e ampliar o alcance das aeronaves. Apesar do acréscimo de peso, o ganho operacional compensa, tornando os voos mais econômicos e eficientes.
Boeing 737 com adesivo dos 25 anos da Gol já está voando
Depois de ter sido apresentado pela Gol, no fim de janeiro, um de seus Boeing 737-800 que recebeu um adesivo especial alusivo aos 25 anos de operação da companhia aérea já está novamente em operação comercial.
A aeronave de matrícula PR-GUX, na frota desde 2013, foi a escolhida para receber a identidade visual da campanha institucional de aniversário. Ela integra um conjunto mais amplo de iniciativas previstas para 2026, incluindo ações institucionais, parcerias e projetos voltados à valorização de sua história e posicionamento no mercado.

