Nordeste Magazine
Economia

Damares aciona Justiça contra escola de samba por desfile com homenagem a Lula

Damares aciona Justiça contra escola de samba por desfile com homenagem a Lula

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) protocolou junto ao Ministério Público Eleitoral (MPE) uma denúncia contra a Escola de Samba Acadêmicos de Niterói, do Rio de Janeiro por propaganda eleitoral antecipada. Estreante no Grupo Especial, a agremiação desfila com o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, que percorre a trajetória de Luiz Inácio Lula da Silva desde a infância em Garanhuns (PE), passando pela migração para São Paulo, a atuação como metalúrgico e líder sindical, até os mandatos como presidente da República.

No documento protocolado nesta segunda-feira, a parlamentar criticou a verba pública recebida pela escola de samba. Trata-se de um valor relativo a um termo de cooperação técnica firmado entre Embratur e a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) para destinar R$ 12 milhões às doze agremiações do grupo especial do Carnaval fluminense.

Segundo a parlamentar, o desfile deve homenagear o atual chefe do Executivo, além de tecer críticas provocativas ao ex-presidente Jair Bolsonaro, inclusive com a “desinformação de que ele teria matado pessoas durante a pandemia”.

Oportunidade com segurança!

“É urgente a atuação desse Ministério Público Eleitoral, tendo em vista os fatos ora noticiados, para que seja garantida a isonomia de tratamento e oportunidades a todos os candidatos ao pleito presidencial”, diz Damares.

Como mostrou a coluna de Lauro Jardim, do GLOBO, o valor repassado à escola já foi alvo de outro parlamentar, o deputado federal Kim Kataguiri (MBL-SP). Nesta sexta-feira, o parlamentar ajuizou uma ação popular contra o repasse de R$ 1 milhão para escola niteroiense, alegando que o recurso pode ser usado para enaltecer Lula e projetar uma imagem positiva do petista, pré-candidato à reeleição. O deputado pediu a suspensão imediata do termo de cooperação com a escola, além do bloqueio de novos repasses e a devolução dos valores já transferidos.

A Acadêmicos de Niterói será a primeira a entrar na Avenida no domingo de carnaval (15), seguida por Imperatriz Leopoldinense, Portela e Mangueira. Entre os nomes já confirmados no desfile estão a atriz Juliana Baroni, que representará a ex-primeira-dama Marisa Letícia, e a atual primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, que desfilará pela agremiação. Ainda não se sabe se Lula irá desfilar.

Continua depois da publicidade



Fonte

Veja também

Santander Brasil tem lucro em linha, mas esbarra na qualidade dos ativos e ações caem

Redação

‘Magistrados, inclusive desta Corte, nunca julgam caso em que têm ligação’

Redação

Ministro do STJ Marco Buzzi é acusado de assédio sexual contra jovem de 18 anos

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.