Nordeste Magazine
Turismo

Ilha de Itamaracá projeta ocupação hoteleira acima de 90% durante festival

Ilha de Itamaracá projeta ocupação hoteleira acima de 90% durante festival

A Ilha de Itamaracá, no Litoral Norte de Pernambuco, registra expectativa de ocupação hoteleira superior a 90% neste fim de semana, em razão da edição de verão do Festival Pernambuco Meu País. O evento integra uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur).

A proposta do festival é ampliar o acesso à cultura, estimular o desenvolvimento regional e fortalecer a descentralização dos destinos turísticos do estado. A programação gratuita acontece nos dias 30, 31 e 1º de fevereiro, em frente à Fortaleza de Santa Cruz, conhecida como Forte Orange.

Segundo Eduardo Loyo, presidente da Empetur, a realização do evento contribui para a retomada da Ilha de Itamaracá no calendário turístico estadual. “Estamos inserindo novamente a Ilha de Itamaracá no circuito de grandes eventos de nosso Estado. Valorizar a cultura como um catalisador do desenvolvimento regional é muito importante. Quando juntamos isso à ampliação do turismo, o impacto é enorme em toda a região”, afirmou.

A inclusão do destino no circuito do Festival Pernambuco Meu País gera impacto direto em segmentos como hospedagem, comércio, serviços e economia criativa, além de ampliar a circulação de visitantes no Litoral Norte.

O processo de retomada turística da região também está associado a investimentos em infraestrutura. O trecho da PE-001 entre o Forte Orange e a rotatória da PE-035 foi concluído com investimento de R$ 18,8 milhões. Já a PE-035, principal acesso à ilha, ultrapassa 91% de execução em seus 9,6 quilômetros. As obras fazem parte do programa PE na Estrada, que já restaurou mais de 1.500 quilômetros de rodovias estaduais.

Para Kaio Maniçoba, secretário estadual de Turismo e Lazer, as ações estruturais contribuem para a retomada do destino. “Pernambuco oferece belezas naturais, história e gastronomia peculiar. Esses fatores somados a ações de infraestrutura como a melhoria das estradas para o Litoral Norte e a retirada da penitenciária de Itamaracá ajudam nessa retomada histórica do turismo na região”, declara.

Levantamentos da Empetur indicam que edições anteriores do Festival Pernambuco Meu País têm impacto direto na ocupação hoteleira. Em dezembro, em Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes, a média superou 90%, com permanência entre 2,5 e 3 dias. Em São José da Coroa Grande, no Litoral Sul, a ocupação ultrapassou 99% após a realização do evento.

Para a edição de verão na Ilha de Itamaracá, a expectativa da rede hoteleira mantém-se acima de 90%, com visitantes provenientes de estados como Paraíba e Alagoas, além de mercados emissores como São Paulo, Rio de Janeiro e diversas cidades pernambucanas.

Com localização a cerca de 50 quilômetros do Recife, a Ilha de Itamaracá reúne praias como Forte Orange, Pilar, Jaguaribe e Pontal, além de patrimônio histórico e áreas naturais preservadas. Entre os atrativos estão passeios pelo Canal de Santa Cruz, visitas à Coroa do Avião, roteiros de catamarã pelos manguezais e o Centro de Preservação dos Peixes-Boi Marinhos, gerido pela Fundação Mamíferos Aquáticos.

À noite, o público acompanha a programação do Festival Pernambuco Meu País, com apresentações de Lia de Itamaracá, Thiaguinho, Raphaela Santos, É o Tchan, Almir Rouche, Natanzinho Lima e artistas locais, em frente ao Forte Orange, um dos principais patrimônios históricos de Pernambuco.



Fonte

Veja também

Salvador lidera busca nacional por destinos de folia

Redação

Europa impulsiona recorde histórico do turismo internacional no Brasil

Redação

Cruise360 Brasil 2026 confirma gigantes da indústria de cruzeiros

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.