Nordeste Magazine
Turismo

mais de 18 milhões de viajantes enfrentaram problemas em 2025, diz AirHelp

mais de 18 milhões de viajantes enfrentaram problemas em 2025, diz AirHelp

Dados analisam cerca de 105 milhões de passageiros transportados em voos domésticos e internacionais (Unsplash/Lukas Souza)

Cerca de 18,5 milhões de passageiros enfrentaram cancelamentos ou atrasos superiores a três horas em voos no Brasil ao longo de 2025, segundo relatório da AirHelp divulgado nesta quinta-feira (29). O levantamento analisou operações realizadas em aeroportos brasileiros no ano passado e aponta que 18% dos viajantes da aviação comercial foram impactados.

De acordo com o estudo, 105 milhões de passageiros viajaram em aproximadamente 784 mil voos com partidas realizadas no Brasil em 2025, dentro de um volume total de 129,6 milhões de embarques e desembarques registrados nos aeroportos do país. Em comparação com 2024, quando 19,9 milhões de passageiros foram afetados, houve uma queda de cerca de 7%, impulsionada principalmente pela redução no número de cancelamentos.

Em 2025, 2,7 milhões de passageiros tiveram seus voos cancelados, recuo de 41% em relação ao ano anterior, quando 4,1 milhões de pessoas foram impactadas por esse tipo de ocorrência. Já os atrasos superiores a duas horas atingiram 982 mil passageiros, mantendo um patamar semelhante ao observado em 2024.

Entre os aeroportos, Guarulhos, em São Paulo, foi o mais movimentado do país em 2025, com mais de 21 milhões de passageiros. Apesar do alto volume, 77% dos voos partiram dentro do horário programado. O Aeroporto Internacional de Brasília apresentou o melhor desempenho de pontualidade no ano passado, com 88% das decolagens realizadas no horário previsto, seguido por Fortaleza, Campo Grande, Salvador, Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e Cuiabá.

voo airhelp
Atrasos superiores a duas horas impactaram a programação de 982 mil pessoas, mantendo um patamar semelhante ao observado em 2024 (Divulgação/AirHelp)

A análise mensal mostra que dezembro concentrou o maior número de problemas em 2025, com 31% dos passageiros afetados por atrasos ou cancelamentos. O dia 10 de dezembro foi o mais crítico do ano, quando 69% dos voos sofreram algum tipo de interrupção. Em sentido oposto, março registrou o melhor desempenho, com apenas 13% dos passageiros impactados.

O levantamento também avaliou o desempenho das rotas. A ligação entre Palmas e Goiânia foi a mais pontual do país em 2025, com 97% dos passageiros chegando no horário. Já a rota São Paulo, via Guarulhos, para Munique apresentou o maior índice de atrasos, afetando 61% dos viajantes. A maior taxa de cancelamentos ocorreu na rota Porto Velho–Rio Branco, com 22% dos passageiros impactados.

Segundo a AirHelp, considerando os critérios de elegibilidade adotados no Brasil e em outros mercados, cerca de 2,2 milhões de passageiros brasileiros teriam direito a solicitar indenizações referentes a problemas registrados em 2025, com valores que podem chegar a até R$ 10 mil, a depender do caso.

voos



Fonte

Veja também

HotelDO amplia presença regional com novos executivos comerciais para 2026

Redação

Estudo aponta caminhos para Bonito ampliar competitividade turística sustentável

Redação

Aeroporto de Guarulhos deve receber mais de 1,1 milhão de pax

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.