Nordeste Magazine
Turismo

Segurança pública e turismo: Visite SP promove integração

Segurança pública e turismo: Visite SP promove integração

Evento promovido pelo Visite São Paulo reúne autoridades e representantes do setor para debater estratégias de segurança voltadas ao turismo na capital paulista

DA REDAÇÃO com assessorias

A segurança pública e seus impactos diretos sobre o turismo estiveram no centro do debate do Encontro EmDiaCom, promovido pelo Visite São Paulo nesta segunda-feira (26), no hotel Tivoli Mofarrej. O evento reuniu representantes do setor hoteleiro, centros de convenções e lideranças institucionais com o novo Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Osvaldo Nico Gonçalves, além da diretora da Academia da Polícia Civil, Fernanda Herbella.

Com foco na construção de estratégias integradas, o presidente do Conselho de Administração do Visite São Paulo, Fernando Guinato, destacou a importância do diálogo contínuo com autoridades: “A segurança impacta diretamente a imagem e o fluxo de visitantes no destino. Precisamos de cooperação constante entre os setores”.

Durante o encontro, foram apresentados dados, propostas e experiências bem-sucedidas (divulgação)

Experiências bem-sucedidas

Durante o encontro, foram apresentados dados, propostas e experiências bem-sucedidas, como o canal direto de comunicação via aplicativo com hotéis, que já contribuiu para a prevenção de delitos. A delegada Fernanda Herbella ressaltou a continuidade dessa aproximação, anunciando parcerias entre a Academia de Polícia Civil e a Academia Visite São Paulo para capacitação dos chefes de segurança dos hotéis.

O diretor do Departamento de Operações Policiais Estratégicas (Dope), Fábio Pinheiro, defendeu o modelo colaborativo já testado com o setor bancário, propondo sua replicação no turismo. “A troca de informações e a atuação conjunta nos permite antecipar ações criminosas e ampliar a prevenção”.

Questionamentos do público abordaram desde crimes comuns em áreas turísticas até o uso de tecnologia e protocolos para eventos. O secretário Nico apontou o aplicativo SP Mulher Segura como um case de sucesso e reforçou a importância do registro formal de ocorrências, inclusive por turistas estrangeiros via Deatur.

Ao final, Nico enfatizou que a sensação de segurança ainda é um desafio, especialmente diante de limitações legais e da defasagem de efetivo pós-pandemia. “Nosso plano é ampliar as rondas e estreitar a relação com o setor de turismo”, concluiu.

O EmDiaCom tem realização do Visite São Paulo e apoio da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Hotel Tivoli Mofarrej e Grupo R1.



Fonte

Veja também

Natal Luz consolida eventos como eixo da estratégia da Gav Resorts

Redação

Airbus registra 544 pedidos de helicópteros em 2025

Redação

inovação, sustentabilidade e crescimento global marcam a maior feira de turismo de Portugal

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.