A Embraer confirmou no último domingo (25), a participação na 10ª edição do Singapore Airshow com a exposição estática do jato comercial E195-E2 e da aeronave de transporte tático multimissão KC-390 Millennium.
O evento é considerado um dos principais encontros da indústria aeroespacial na região Ásia-Pacífico.
Expansão na aviação comercial da Ásia-Pacífico
A participação no Singapore Airshow 2026 ocorre em um contexto de ampliação das operações da Embraer na região.
Entre os destaques recentes estão a entrada em operação dos E190-E2 pela Scoot, de Singapura, desde maio de 2024; o início dos voos da Virgin Australia com o mesmo modelo em novembro de 2025; e o pedido firme de quinze E190-E2 pela All Nippon Airways (ANA), do Japão, com opção para mais cinco aeronaves.
Defesa, cooperação industrial e capacitação
Na área de Defesa & Segurança, a empresa assinou um Memorando de Entendimento entre a Embraer Defesa e Segurança e a Administração do Programa de Aquisição de Defesa da Coreia do Sul (DAPA).
Outro avanço foi a assinatura de um acordo de cooperação estratégica com o grupo indiano Mahindra para apoiar a proposta do C-390 Millennium no programa de aeronaves de transporte médio da Força Aérea Indiana.
No campo de treinamento e suporte, foi instalado em Singapura o primeiro simulador completo de voo (Full Flight Simulator – FFS) dos E-Jets E2 na Ásia-Pacífico, ampliando a infraestrutura regional de capacitação de tripulações.
Mobilidade aérea urbana e inovação
A Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer focada em mobilidade aérea urbana, também participa do Singapore Airshow. Em dezembro, a companhia realizou o primeiro voo de seu protótipo do eVTOL não tripulado em escala real, dando início à campanha de testes de voo.
Ao longo de 2026, os ensaios continuarão com a expansão gradual do envelope de voo e validação de sistemas como a arquitetura fly-by-wire de quinta geração e os rotores de sustentação de passo fixo.
O Singapore Airshow 2026 irá acontecer entre os dias 3 e 8 de fevereiro.

