Os esgotos da zona leste de Londres estão bloqueados por conta de um “iceberg” de gordura que pesa cerca de 100 toneladas. O bloco é composto de gordura, óleo e graxa solidificada e mede cerca de 100 metros de comprimento.
Em um comunicado, a Thames Water, uma empresa privada que é responsável pelos serviços de água e esgoto da capital britânica apontou que a extração completa do “iceberg de gordura” deve levar semanas e “serve de lembrete de que o que desce pelo cano não desaparece”.
A empresa pediu mais cuidado no despejo em pias e vasos sanitários durante as festas de final de ano. Segundo a Thames Water, os moradores de Londres não foram afetados pela camada de gordura porque o bloqueio do esgoto é apenas parcial.
Continua depois da publicidade
Em entrevista à BBC, o chefe de operações da companhia no norte de Londres, Tim Davies, apelidou o bloco de gordura de “fatberg” que significa “iceberg de gordura” em português. Ele disse que o incidente “mostra exatamente o que acontece quando gorduras, óleos e papéis descem pelos nossos encanamentos”.
“O custo de limpeza dos bloqueios e reparo dos esgotos soma dezenas de milhões de libras todos os anos”, aponta Davies, “e este dinheiro, em última análise, vem dos nossos clientes.”
Segundo incidente
Essa não é a primeira vez que um “iceberg de gordura” é achado em Londres. Em 2017, outra camada de gordura foi encontrada na região de Whitechapel. O bloco pesava 130 toneladas e tinha mais de 250 metros de comprimento.
O bloco de gordura encontrado neste ano foi apelidado de “neto” da camada de gordura de 2017.
De acordo com a Thames Water, os bloqueios de gordura costumam ocorrer entre dezembro e janeiro. A empresa pediu que as pessoas evitem despejar cremes e alimentos líquidos como molhos e caldos nas pias.
Continua depois da publicidade

