A agência federal de transporte aéreo da Rússia, a Rosaviatsia, concedeu na última semana, certificação para uma modificação no projeto básico do Tupolev Tu-214, permitindo o avanço da produção seriada do jato comercial bimotor.
O Tu-214 é uma aeronave de médio alcance para operações domésticas e regionais ampliadas e tem capacidade para transportar até 210 passageiros. A aprovação viabiliza a ampliação do ritmo industrial do modelo, com a meta de alcançar até vinte aeronaves produzidas por ano até o fim de 2027.
Certificação regulatória e escopo da modificação
O certificado foi emitido após um programa de ensaios em voo iniciado em novembro de 2024. Os testes foram conduzidos com uma aeronave-laboratório equipada com componentes desenvolvidos localmente, em substituição a sistemas de origem estrangeira.
O Tu-214 modificado mantém os motores Aviadvigatel PS-90A e passa a contar com aviônicos e equipamentos de segurança de fabricação nacional, incluindo sistemas de prevenção de colisão em voo (ACAS) e de alerta de proximidade com o solo (GPWS).
Sistemas aviônicos e segurança operacional
De acordo com a Rosaviatsia, o sistema anticolisão certificado é um equivalente doméstico ao ACAS internacional e passou por uma série de avaliações técnicas, inclusive em operação conjunta com sistemas de origem estrangeira.
A agência acrescentou que os mesmos equipamentos também serão instalados em outros programas da aviação civil russa, como os Yakovlev MC-21-310 e SJ-100 e o turboélice regional Ilyushin Il-114-300.
A estatal Rostec disse que a fábrica de aeronaves de Kazan, responsável pela produção do Tu-214, passa por um processo de modernização industrial com o objetivo de ampliar a capacidade produtiva e sustentar o aumento do volume de fabricação nos próximos anos.

