A virada do ano deve ser com chuva em São Paulo e outras regiões do Sudeste, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O calor segue intenso até os primeiros dias de 2026, mas sem os recordes de temperatura quebrados nas últimas 48 horas.
Na tarde do último domingo de 2025, a região metropolitana de São Paulo registrou a maior temperatura máxima já observada em dezembro: 37,2ºC. Até então, o maior valor era o registrado no último mês do ano de 1998, 35,1ºC.
Dados do Inmet e do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro) divulgados pela Defesa Civil de São Paulo mostram que em alguns lugares do Estado as máximas superaram os 42ºC.
Planejamento financeiro
Baixe gratuitamente!
“O cenário reflete a atuação persistente de uma massa de ar quente, responsável por temperaturas elevadas e sucessivos recordes, especialmente em áreas urbanas, onde os efeitos do calor são potencializados”, informou o Inmet.
Temperaturas acima da média
A onda de calor que atinge Sudeste, Sul e Centro-Oeste do Brasil há cerca de uma semana, com temperaturas até 5º acima da média para o período, segue com alerta vermelho (de grande perigo) ao menos até as 18h desta segunda-feira, 29, de acordo com o Inmet.
Continua depois da publicidade
A máxima pode chegar a 31ºC, mas há um alerta para a formação de pancadas de chuva isoladas, típicas de verão, entre a tarde e a noite. Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) de São Paulo, a previsão é de chuva de forte intensidade, com potencial de queda de árvores e alagamentos.
A temperatura tende a amenizar nos próximos dias, com a chegada de mais chuva.
Para a terça-feira, 30, a estimativa é a temperatura variar de 22ºC a 29ºC. Também há previsão de novas pancadas de chuva intensas, com trovoadas, raios, eventuais rajadas de vento e potencial para queda de granizo.
“Alerta-se para a possibilidade de formação de alagamentos intransitáveis, elevação significativa de córregos e rios, bem como queda de árvores”, acrescenta o CGE.
Já na quarta-feira, 31, véspera do Réveillon, a aproximação de uma frente fria pelo oceano intensifica a instabilidade em todo o leste paulista. O dia será de tempo mais instável e nublado, com temperaturas variando entre 22°C e 31°C. Para o momento da virada, a previsão aponta risco de pancadas de chuva moderadas a fortes na região metropolitana de São Paulo.

