Nordeste Magazine
Turismo

Lagune Barra Hotel cresce em 2025 e projeta alta de 10% nos indicadores em 2026

Lagune Barra Hotel cresce em 2025 e projeta alta de 10% nos indicadores em 2026

Empreendimento confirma presença inédita na feira Anato, em Bogotá, em 2026 (Divulgação/M&E)

O Lagune Barra Hotel encerra 2025 com crescimento nos principais indicadores operacionais e financeiros e projeta avanço de 10% em diária média, receita e ocupação em 2026. Localizado na Barra Olímpica, no Rio de Janeiro, o desempenho foi impulsionado sobretudo pelo segundo semestre, marcado pela expansão do mercado corporativo, ampliação de parcerias comerciais e pela realização de eventos nacionais e internacionais na região.

Segundo Fernando Amorim, gerente-geral do hotel, o período entre julho e dezembro foi determinante para os resultados do ano. “O segundo semestre foi bastante positivo e estratégico para os resultados do ano. Tivemos um período marcado por grandes movimentações no calendário hoteleiro, consolidação de parcerias relevantes, eventos de porte internacional e uma forte exposição de marca, fatores que contribuíram diretamente para o crescimento da receita e para a manutenção de indicadores operacionais saudáveis”, afirma.

No segundo semestre, o hotel registrou crescimento de 5% na receita total em comparação com o mesmo período de 2024. O resultado foi puxado pelo aumento dos acordos corporativos e pelo desempenho do segmento de eventos. “A receita total foi o principal indicador que determinou os resultados positivos. A atuação forte no mercado corporativo e de eventos favoreceu a otimização da taxa de ocupação e a sustentabilidade da diária média”, explica Amorim.

A ocupação foi favorecida pela agenda de feiras, congressos e eventos realizados no Riocentro, além de shows e espetáculos no Parque Olímpico. De acordo com o gerente-geral, o posicionamento da Barra da Tijuca como polo de eventos tem impacto direto na demanda por hospedagem. “A Barra da Tijuca se destaca, cada vez mais, como um dos principais polos de eventos do Rio de Janeiro, e isso se reflete diretamente na demanda por hospedagem”, ressalta.

O perfil dos hóspedes no período foi diversificado, com predominância dos segmentos corporativo, lazer e grupos. Embora o público brasileiro siga majoritário, o hotel observa crescimento gradual do mercado internacional, especialmente da América Latina, com hóspedes da Argentina, Paraguai e Colômbia, além do aumento da presença de visitantes da China.

No acumulado de 2025, em comparação com o ano anterior, a taxa de ocupação cresceu 7,16%, a diária média avançou 5,18% e a receita total teve incremento de 7,97%, reforçando a consistência da estratégia adotada. “O balanço de 2025 é extremamente positivo. Crescemos de forma consistente nos principais indicadores, o que reflete a maior demanda, uma estratégia equilibrada de precificação e a percepção de valor dos nossos serviços”, afirma o gestor.

Entre os destaques do ano, o Lagune Barra Hotel atuou como hotel oficial do IberCup, torneio internacional de futebol juvenil, ampliando sua atuação no turismo esportivo. O empreendimento também foi sede e hotel oficial do American Winner Show, evento do segmento pet, além de receber produções culturais e experiências exclusivas.

O hotel ganhou ainda visibilidade nacional ao servir como locação da novela “Vale Tudo”, da TV Globo, com utilização da fachada, estacionamento e salas de eventos ao longo da trama exibida no horário nobre. “Estamos nos consolidando como o principal hotel midscale da Barra Olímpica, com um perfil preparado para atender, com eficiência, os segmentos corporativo, lazer e grupos”, resume Amorim.

Para 2026, a expectativa é de um cenário ainda mais favorável, sustentado por um calendário robusto de eventos na região. “Projetamos um aumento de 10% em diária média, receita e ocupação no próximo ano”, antecipa o gerente-geral.

Entre as iniciativas previstas estão a ativação do rooftop recém-inaugurado, com foco na captação de eventos, e um projeto para a área de gastronomia, em desenvolvimento. O calendário da Barra da Tijuca também contribui para as projeções, com eventos como o Rock in Rio e o retorno da Rio Oil & Gas ao Riocentro.

No campo internacional, o Lagune Barra Hotel intensifica sua estratégia de promoção externa e confirma, pela primeira vez, presença na Vitrina Turística Anato, em Bogotá, no estande da Embratur. “Temos planos ousados para 2026, com foco no fortalecimento dos públicos corporativo, lazer e internacional, dando seguimento na estratégia de divulgação do hotel na América Latina”, conclui Amorim.



Fonte

Veja também

sedia Fórum Nacional do setor

Redação

Uso de salas VIP cresce 35,9% e confirma novo perfil do viajante no Brasil

Redação

Cidadania italiana centralizada em Roma: entenda as mudanças

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.