Aeroporto de Congonhas recebe parecer favorável da Secretaria Nacional de Aviação Civil para internacionalização
O aeroporto de Congonhas, em São Paulo, recebeu nesta terça-feira (23),parecer favorável da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) ao pedido de internacionalização apresentado pela concessionária Aena Brasil.
A decisão viabiliza a proposta para a operação de voos internacionais regulares de passageiros a partir do terminal da capital paulista.
Parecer técnico da SAC
A análise considerou estudos de demanda, utilização da infraestrutura existente e o plano de ampliação do aeroporto, atualmente em execução.
O foco inicial está em rotas de curta e média distância na América do Sul. As operações internacionais estão integradas ao projeto de ampliação e modernização de Congonhas, conduzido pela concessionária.
Obras e investimentos em Congonhas
O projeto de modernização do aeroporto envolve investimentos superiores a R$ 2 bilhões. Até junho de 2028, está prevista a entrega de um novo terminal de passageiros, a ampliação das pontes de embarque de doze para dezenove posições, a construção de um novo pátio de estacionamento de aeronaves, novos hangares e outras intervenções.
O plano também inclui a adequação da infraestrutura necessária para a atuação dos órgãos responsáveis pelos controles migratório, aduaneiro, sanitário e agropecuário.
Próximas etapas do processo
Com o parecer favorável da SAC, o processo de internacionalização avança para as etapas de avaliação junto aos demais órgãos competentes. A expectativa é que as operações internacionais regulares tenham início a partir de 2028.

