Nordeste Magazine
Turismo

Gustavo Feliciano assume o Ministério do Turismo; posse está prevista para 23 de dezembro

Gustavo Feliciano assume o Ministério do Turismo; posse está prevista para 23 de dezembro

Gustavo Feliciano é o novo ministro do Turismo do Brasil. A nomeação foi oficializada nesta sexta-feira (19) por meio de publicação no Diário Oficial da União e marca mais uma mudança no comando da pasta em 2025. Indicado pelo União Brasil, Feliciano assume com a missão de dar continuidade às políticas públicas voltadas ao fortalecimento do turismo como vetor estratégico de desenvolvimento econômico e social, em um momento de atenção do governo federal à recomposição de sua base política e à manutenção da agenda do setor. A posse do novo ministro está prevista para a próxima terça-feira, dia 23 de dezembro.

Natural de Campina Grande, na Paraíba, Gustavo Feliciano é formado em Direito e tem trajetória ligada à gestão pública e ao desenvolvimento regional. Entre 2019 e 2021, ocupou o cargo de secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, período em que atuou diretamente na promoção do destino no mercado nacional e em ações integradas voltadas à atração de investimentos, geração de emprego e valorização do turismo como atividade transversal à economia estadual. Antes disso, também foi diretor-presidente da União de Ensino Superior de Campina Grande (Unesc), ampliando sua experiência em gestão administrativa e institucional.

A escolha de Feliciano ocorre após a saída de Celso Sabino do Ministério do Turismo, em meio a rearranjos políticos envolvendo o União Brasil e o Palácio do Planalto. Filho do deputado federal Damião Feliciano (União-PB) e da ex-vice-governadora da Paraíba, Lígia Feliciano, o novo ministro tem perfil considerado discreto no ambiente político nacional, mas com forte articulação regional. Nas redes sociais, Damião Feliciano se define como o “primeiro e único deputado federal negro da Paraíba” e atua em pautas relacionadas à inclusão racial e social, além de temas econômicos ligados ao mercado de trabalho.

A chegada de Gustavo Feliciano ao Ministério do Turismo é acompanhada de expectativa por parte do trade turístico, que aguarda sinais de continuidade em programas estruturantes, políticas de regionalização, apoio à promoção de destinos e diálogo com estados, municípios e iniciativa privada.

Em um cenário de retomada gradual da confiança do mercado e de desafios fiscais, a pasta do Turismo mantém papel relevante na geração de empregos, estímulo à economia local e fortalecimento da imagem do Brasil no mercado internacional. A posse do novo ministro marca, portanto, o início de um novo ciclo que será acompanhado de perto por todo o setor.



Fonte

Veja também

Alagev terá chapa única na eleição 2026-2028 e Joyce Macieri lidera candidatura

Redação

Rio de Janeiro fecha 2025 com alta de 10,8% no turismo

Redação

Aeroportos da Região Sul superam 18 milhões de passageiros em 2025

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.