Nordeste Magazine
Economia

BHP é responsável por rompimento da barragem de Fundão em 2015

BHP é responsável por rompimento da barragem de Fundão em 2015

O pior desastre ambiental do Brasil desencadeou uma onda de lama tóxica que matou 19 pessoas, deixou milhares de desabrigados, inundou florestas e poluiu toda a extensão do rio Doce

LONDRES (Reuters) – A BHP pode ser responsabilizada pelo rompimento de uma barragem de Fundão em Mariana, em 2015, decidiu o Tribunal Superior de Londres nesta sexta-feira.

Centenas de milhares de pessoas, dezenas de municípios e cerca de 2.000 empresas processaram a BHP pelo colapso da barragem de Fundão em Mariana, Minas Gerais, que era de propriedade e operada pela joint venture Samarco, formada pela BHP e pela Vale (VALE3).

O pior desastre ambiental do Brasil desencadeou uma onda de lama tóxica que matou 19 pessoas, deixou milhares de desabrigados, inundou florestas e poluiu toda a extensão do rio Doce.

A juíza Finola O’Farrell disse em um resumo de sua decisão que a BHP não deveria ter continuado a aumentar a altura da barragem antes de seu colapso, o que foi “uma causa direta e imediata do colapso da barragem, dando origem à responsabilidade baseada em culpa por parte da BHP”.

A BHP disse que recorreria da decisão e continuaria a enfrentar o processo.



Fonte

Veja também

Mísseis e drones russos atingem subúrbios de Kiev e matam 1 pessoa

Redação

Trump diz que vai enviar navio hospital para a Groenlândia

Redação

No “silêncio organizacional” das empresas, inovação é inibida pelo medo de retaliação

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.