Nordeste Magazine
Cultura

O thriller que Hitchcock inspirou, Shia LaBeouf estrelou e está prestes a deixar a Netflix

O thriller que Hitchcock inspirou, Shia LaBeouf estrelou e está prestes a deixar a Netflix

Há filmes que não inventam nada, mas revelam muito sobre o tempo em que foram feitos. “Paranoia”, de D.J. Caruso, é um desses casos. A premissa é simples, quase arquetípica: um jovem isolado dentro de casa passa a desconfiar que seu vizinho é um assassino. O que poderia ser apenas uma reinterpretação adolescente de “Janela Indiscreta” torna-se, nas mãos de Caruso, uma parábola sobre o tédio, a vigilância e o desejo de controle. No fundo, o que o filme observa não é um crime, mas a própria pulsão contemporânea de transformar o outro em espetáculo, e o olhar, em forma de poder.

A trama se desenvolve com eficiência clássica. O vizinho enigmático, interpretado por David Morse, encarna a figura do perigo latente, não apenas o assassino possível, mas o adulto que escapa à decifração. Sua presença inquieta porque evoca uma ameaça arcaica: a do desconhecido que vive ao lado, e que o cotidiano insiste em domesticar. Em contraponto, Sarah Roemer surge como Ashley, a vizinha idealizada, cuja função narrativa é tanto romântica quanto moral: ela representa o olhar que devolve ao protagonista a sensação de realidade, em meio ao delírio da suspeita.

Há uma ironia subjacente na forma como Caruso manipula o suspense: o que deveria ser uma investigação racional se transforma em histeria coletiva. O isolamento de Kale não é apenas físico, mas cognitivo. Ele constrói uma verdade a partir de fragmentos, de câmeras e ruídos, e o espectador acompanha sua deriva paranoica como quem percorre o labirinto mental de uma geração conectada, mas solitária. O filme não se interessa pela psicologia profunda dos personagens, prefere o ritmo, a tensão, a mecânica da suspeita. Ainda assim, há uma coerência temática que o sustenta: a curiosidade humana como forma de medo.

Shia LaBeouf interpreta Kale Brecht, um adolescente marcado pela morte do pai e punido com prisão domiciliar após um ato impulsivo. Sua punição é simbólica: ele não apenas perde a liberdade física, mas é lançado num território em que o olhar é sua única arma. A câmera, os binóculos e o computador tornam-se extensões de uma curiosidade doentia. Essa vigilância amadora, travestida de passatempo, é o reflexo de uma sociedade acostumada a espiar e ser espiada. Caruso transforma a casa em uma prisão transparente, um microcosmo da era digital, em que todos observam e são observados, acreditando exercer controle enquanto são controlados.

A direção de Caruso é segura e consciente do material que tem em mãos. Ele não busca originalidade, e talvez seja essa a sua virtude. Ao tratar um tema já exaurido pelo cinema, ele compreende que o interesse não está na revelação final, mas no percurso do olhar. A tensão não nasce do mistério, e sim da incapacidade de distinguir o real do imaginado. Quando a verdade vem à tona, ela já não importa tanto, o que persiste é a sensação de que toda tentativa de compreender o outro termina em projeção.

A ausência de violência gráfica é uma escolha que reforça essa proposta. Caruso prefere o desconforto ao choque, e isso o aproxima mais de Hitchcock do que de seus imitadores contemporâneos. Paranoia é um filme sobre o olhar e sua falência: sobre o quanto enxergar não é o mesmo que compreender. LaBeouf sustenta o papel com naturalidade, sem grandes nuances, mas com energia suficiente para manter a empatia do espectador. Morse, por sua vez, constrói um vilão silencioso, quase arquetípico, cuja presença basta para desequilibrar a estabilidade do bairro e da própria narrativa.

“Paranoia” não é apenas um thriller juvenil. É um retrato involuntário da cultura do controle e da curiosidade voyeurística que define o início do século 21. Sob o disfarce de entretenimento leve, o filme formula uma questão incômoda: o que fazemos com aquilo que vemos? O olhar que desconfia do outro, quando levado ao limite, revela apenas a própria incapacidade de suportar o acaso. A paranoia, afinal, é a forma moderna da fé, a crença de que tudo tem um sentido, e que o mal, se existir, estará sempre do outro lado da janela.

Filme:
Paranoia

Diretor:

E. J. Caruso

Ano:
2007

Gênero:
Drama/Suspense/Thriller

Avaliação:

8/10
1
1




★★★★★★★★★★



Fonte

Veja também

Morre Mãe Senhora de Ewá, liderança do candomblé, aos 104 anos

Redação

Quem são a mãe e o irmão de Oruam, presos em operação da PF contra monopólio da internet pelo CV

Redação

Velório de Lua Blanco, atriz de ‘Rebelde’ que morreu aos 39 anos, será fechado ao público

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.