FOZ DO IGUAÇU — A Urbia Cataratas, concessionária responsável pela gestão da visitação no Parque Nacional do Iguaçu, promoveu uma série de experiências voltadas à imersão na natureza e à valorização da biodiversidade local, em uma press trip realizada após a inauguração do Espaço Usina, nova atração que revitaliza a primeira usina hidrelétrica de Foz do Iguaçu e agora também vira atrativo turístico.
A programação reuniu atividades que mostram um novo olhar sobre o parque, que vem passando por um amplo projeto de melhorias e expansão até 2030, com foco em acessibilidade, sustentabilidade e novas experiências de visitação. Além das obras já concluídas, os trabalhos em Porto Canoas também tiveram início e novas trilhas estão sendo estruturadas.
Entre as vivências, os convidados puderam conhecer o Projeto Onças do Iguaçu, iniciativa dedicada à conservação da onça-pintada e que atua na proteção de seu habitat dentro e fora do parque. A trilha do Circuito São João, recentemente aberta ao público, proporcionou contato direto com a natureza e incluiu uma parada para banho de cachoeira no Rio São João, prática que agora é oficialmente permitida, atendendo a um desejo antigo de moradores e visitantes.

O Bike Iguaçu levou os participantes por um trajeto em meio à mata atlântica, enquanto o Céu das Cataratas proporcionou uma vivência noturna de contemplação das estrelas, com direito a uma experiência extraterrestre.
Entre as vivências, o Amanhecer nas Cataratas se destaca como uma das mais procuradas, com café da manhã no restaurante Canoas Mirim e vista privilegiada das quedas. A ação reflete o trabalho contínuo da Urbia Cataratas em oferecer novas formas de explorar o parque com responsabilidade e respeito ao meio ambiente.
As novas entregas e projetos em andamento mostram que o parque segue em movimento, ampliando o acesso e o contato do público com um dos patrimônios naturais mais importantes do Brasil.
*O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa e proteção GTA

