Nordeste Magazine
Economia

Montadora chinesa BYD terá centro de pesquisas de carros autônomos no Rio de Janeiro

Montadora chinesa BYD terá centro de pesquisas de carros autônomos no Rio de Janeiro

A montadora chinesa BYD terá um centro de pesquisas no Rio de Janeiro voltado para o desenvolvimento de automóveis autônomos, que rodam sem a necessidade de motoristas. O laboratório, que contará inclusive com uma pista de testes que se assemelha a um miniautódromo ficará em um terreno do Aeroporto Internacional Tom Jobim O anúncio foi feito no sábado no Palácio da Cidade (Botafogo) pelo presidente internacional da BYD, Wang Chuanfu e o prefeito Eduardo Paes.

— Toda a parte de pesquisa e desenvolvimento de veículos autônomos será aqui no Rio de Janeiro. O investimento é totalmente privado. Esse é um namoro a antigo. Aquela área fica próximo a instituições de qualidade como a Coppe e o Parque Tecnológico do Fundão. E faz parte da estratégia de desenvolver o Galeão — disse Eduardo Paes.

Leia também: Renault repagina Kwid elétrico e mantém preço em R$ 99.990

Em 2023, a montadora chegou a anunciar que o centro de pesquisas seria instalado em Salvador. Mas, em março deste ano, durante uma aula inaugural na Coppe/UFRJ , Paes disse que abriu negociações com a empresa para o projeto ser realizado no Rio. Entre 2017 e 2020, quando deixou a prefeitura, Paes trabalhou como representante da BYD na América Latina.

De acordo com Stella Lee, vice-presidente para o mercado internacional da BYD, além do centro de pesquisas, a montadora também terá uma área voltada para o desenvolvimento de combustível flex para a indústria brasileira. A executiva não divulgou o prazo para abrir o centro de pesquisa.

Leia também: Musk em alerta? Nem modelos mais baratos da Tesla empolgam no mercado europeu

Continua depois da publicidade

— Ele (o prefeito) conhece nossa tecnologia. E nos convenceu a trazer todos os centros de Pesquisa & Desenvolvimento para cá. Assim, nós otimizaremos o Rio com a BD, um dos lugares mais importantes para pequisa e desenvolvimento.

Na quinta-feira passada, a montadora já havia inaugurado sua primeira fábrica de carros elétricos em Camaçari, na região metropolitana de Salvador (Bahia). O investimento da montadora foi de R$ 5,5 bilhões, deve produzir até 600 mil automóveis por ano, tendo como um dos principais mercados a exportação para outros países da América Latina. A planta brasileira é a maior da montadora fora de um país asiático.



Fonte

Veja também

Com troca do relator, CPMI do INSS vai pedir dados sigilosos de Vorcaro, do Master

Redação

Magnata da mídia defende fim do trabalho às sextas-feiras: “É inútil”

Redação

43% dizem não confiar nas urnas eletrônicas, aponta pesquisa Quaest

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.