Nordeste Magazine
Turismo

Tap celebra 80 anos e coloca agentes no eixo das estratégias

Tap celebra 80 anos e coloca agentes no eixo das estratégias

Rio de Janeiro (RJ) – A Tap Air Portugal celebrou seus 80 anos de operação em evento realizado na noite desta segunda-feira (7), no Xian Rio, na capital fluminense. A comemoração antecedeu a 52ª Abav Expo, feira de turismo que acontece entre os dias 8 e 10 de outubro no Riocentro.

Durante a celebração, Carlos Antunes, diretor da Tap para as Américas, destacou a importância da data como um marco de relacionamento com o mercado brasileiro e, especialmente, com os agentes de viagens. “O evento dos 80 anos da Tap é, acima de tudo, para celebrar a parceria que nós temos com o agente de viagens. É o nosso principal parceiro no Brasil, que nos ajuda a distribuir o nosso produto por todo o país”, afirma.

Atualmente, a companhia é a empresa aérea internacional com maior presença no Brasil, conectando 13 cidades brasileiras a Lisboa e Porto, com conexões para mais de 50 destinos na Europa. Segundo o executivo, essa cobertura expressiva reflete o compromisso da Tap em manter proximidade com o trade.

“A Tap é a companhia aérea internacional que mais atende o Brasil. Nenhuma outra companhia oferece 13 cidades servidas por voos para a Europa. O nosso diferencial é a presença. Temos uma equipe de cerca de 20 executivos de vendas distribuídos pelo território para apoiar os agentes de viagens a venderem o nosso produto”, explica Antunes.

Segundo o diretor, o trade de viagens representa mais da metade das vendas da Tap no país, e a estratégia da companhia inclui não apenas estrutura física, mas também ações constantes de capacitação. “Fazemos muitos treinamentos, inclusive à distância, os chamados webinars, e outras campanhas para educar os agentes sobre o que é o produto Tap, para que eles possam vender com confiança”, complementa.

Carlos Antunes, diretor da Tap Air Portugal para as Américas. Crédito: Matheus Alves/Brasilturis
Expansão e novos destinos

Nos últimos 12 meses, a Tap inaugurou três novas rotas no Brasil. Antunes afirma que há planos de expansão futura, mas deu mais detalhes. “Continuamos buscando novas oportunidades, mas não vou dar spoiler. Pode ser que haja novidades em 2027”, adianta o diretor durante o evento de comemoração dos 80 anos da Tap.

Segundo o diretor, o Brasil segue sendo o principal mercado internacional da Tap. “É a nossa maior operação. O Brasil sempre foi historicamente próximo de Portugal e continuará a ser. Temos a mesma língua, o mesmo espírito e um intercâmbio cada vez maior entre os dois países”, reforça.

Conectividade e fluxo de passageiros

A Tap opera cerca de 100 voos semanais entre o Brasil e a Europa. De acordo com Antunes, há equilíbrio entre o volume de passageiros brasileiros e europeus, com variação de perfil conforme a região. “As rotas do Nordeste têm mais turistas, enquanto as do Sudeste têm mais passageiros locais. Antes da pandemia, tínhamos algo como 60% de passageiros locais e 40% estrangeiros. Hoje esse equilíbrio é praticamente meio a meio”, relata.

O executivo também destacou o papel da Tap no transporte do passageiro estrangeiro que quebrou o recorde de visitantes internacionais no Brasil, celebrado em conjunto com o Ministério do Turismo no início de outubro. “Acabamos de celebrar o recorde de passageiros estrangeiros no Brasil. Isso mostra que o interesse pelo país está crescendo e que o trabalho de promoção precisa ser contínuo. Quem não é visto, não é lembrado”, pontua.

Tap 80 anos
Evento encerrou com show da Vanessa da Mata. Crédito: Matheus Alves/Brasilturis
Stopover premiado e reforço na temporada

Para Antunes, o programa Portugal Stopover segue sendo um dos diferenciais da Tap, permitindo que o passageiro fique até dez dias em Lisboa ou Porto antes de seguir viagem para outro destino europeu. “Foi premiado como o melhor Stopover do mundo por uma revista especializada dos Estados Unidos. Permite o passageiro conhecer o destino, visitar o Porto, a Madeira ou os Açores”, destaca Antunes.

Com a aproximação da alta temporada, a companhia também deve reforçar sua oferta entre 15 de dezembro e 15 de janeiro. “Onde temos três voos por semana sobem para cinco. No Rio de Janeiro, por exemplo, temos dois voos diários, e podemos ajustar conforme a demanda”, explica.

O diretor reforça ainda o compromisso da Tap com o mercado brasileiro por meio de promoções e condições especiais de pagamento. “Oferecemos parcelamento em até dez vezes sem juros, tanto nas agências de viagens quanto no nosso site. Temos promoções periódicas, e o Black Friday é uma dessas ocasiões, sempre com ofertas planejadas para datas futuras”, conclui.



Fonte

Veja também

alta no turismo estrangeiro deve movimentar US$ 185,7 milhões

Redação

Carnaval 2026 deve injetar US$ 185,7 milhões do turismo internacional no Brasil

Redação

Airbus A319 será convertido em avião de combate a incêndios

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.