Nordeste Magazine
Turismo

Do campo à tecnologia: sítio de turismo rural em Brasília aposta na IA para integrar negócios – M&E

Turismo

Marcelino, Maria, Luana, Thauame, e Amanda Barberato, do Sitio Geranium

Durante o evento promovido pelo Google na última quinta-feira (02), um dos exemplos que chamou atenção foi o de uma família empreendedora de Brasília que há décadas se dedica à agricultura orgânica e ao turismo rural. O sítio Geranium, hoje cercado pela expansão urbana, tornou-se referência em educação ambiental, turismo escolar e produção de alimentos sustentáveis: e agora passa a integrar a inteligência artificial em suas atividades.

O negócio, que começou com a venda de verduras orgânicas em feiras da Asa Norte, evoluiu para um espaço multifuncional: recebe em média 10 mil crianças em visitas escolares por ano, promove casamentos e eventos sociais, oferece aulas de yoga e mantém uma escola de ensino regular no próprio terreno. Além disso, comercializa cestas de hortaliças diretamente no local ou via encomendas online.

Com tantos braços, a gestão não é simples. “São cinco Instagrams, várias equipes e atividades diferentes. A inteligência artificial está nos ajudando a integrar tudo isso”, contou a família Barberato, responsável pela operação, em entrevista ao M&E.

Inteligência artificial no campo e no turismo

A adoção da IA ainda é recente, mas já trouxe ganhos imediatos. Um dos primeiros usos foi a análise de contratos: “Meu filho colocou um documento na IA e ela nos devolveu todos os pontos importantes, facilitando a negociação. Isso economiza tempo e dá mais segurança”, explicou Marcelino Barberato, patriarca e responsável pela horta.

No turismo e na educação, a tecnologia também já tem papel essencial. Como o sítio recebe milhares de crianças, há restrições legais quanto ao uso de imagens em campanhas e redes sociais. Nesse ponto, a inteligência artificial entrou como aliada: “Podemos criar artes e imagens para divulgar o trabalho sem expor os alunos. Foi uma solução que respeita a privacidade e mantém nossa comunicação ativa”, destacou Luana Barberato, a filha que comanda a parte de eventos.

thumbnail 1 Do campo à tecnologia: sítio de turismo rural em Brasília aposta na IA para integrar negócios
Negócio familiar pioneiro em agricultura orgânica moderniza gestão com IA e se conecta ao movimento do Google Workspace em apoio às PMEs brasileiras (Divulgação/Sitio Geranium)

A transição para o Gemini, do Google, foi natural, já que a família já utilizava planilhas e documentos na nuvem para organizar produção e eventos. Agora, com o suporte da IA, é possível automatizar tarefas administrativas, centralizar informações de diferentes frentes de negócio e até criar materiais educativos personalizados.

Conexão com a campanha nacional do Google

Histórias como essa fazem parte do espírito da campanha “5/10 – 5 regiões, 10 histórias”, que será oficialmente lançada pelo Google Workspace neste domingo (05), em comemoração ao Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. A ação destaca empreendedores de todas as regiões do país que estão usando a inteligência artificial para crescer e inovar. O M&E pôde conferir em primeira mão a nova campanha.

WhatsApp Image 2025 10 03 at 13.17.54 Do campo à tecnologia: sítio de turismo rural em Brasília aposta na IA para integrar negócios
Camila Zoé, Head of Communication for Google Cloud LATAM durante o evento

O Brasil é apenas o segundo país do mundo a receber essa campanha, depois dos Estados Unidos. A iniciativa mostra como empresas de diferentes setores, de um acervo de objetos em São Paulo a uma produtora de cacau no Pará, já estão transformando seus negócios com o Gemini, o modelo de IA mais avançado do Google.

Segundo a empresa, o uso do Gemini no Workspace ajudou os brasileiros a economizar, em média, 215 horas por ano em tarefas administrativas, permitindo que empreendedores se concentrem em inovação e relacionamento com clientes.

No dia 06 de outubro, o Google promoverá ainda um treinamento simultâneo sobre IA para PMEs em cinemas das 27 capitais do país, com transmissão ao vivo pela internet, democratizando o acesso às ferramentas e capacitando milhares de empresários.

“Nosso objetivo é mostrar que a IA pode estar ao alcance de todos. Queremos liberar tempo para que pequenos negócios se dediquem ao que realmente importa: inovação e estratégia”, destacou Alberto Zafani, Head do Google Workspace no Brasil, que também conversou com o jornal e deu dicas de como empresas do turismo podem utilizar o Gemini.

Tradição com inovação

Pioneiros na agricultura orgânica no Brasil, os empreendedores de Brasília enxergam a tecnologia como uma continuidade da sua vocação para inovar. O sítio, que começou como espaço de cultivo e feira, hoje é uma vitrine de turismo rural urbano, combinando sustentabilidade, educação e bem-estar.

“Apesar de estarmos dentro da cidade, continuamos sendo referência em turismo rural. E agora, com a inteligência artificial, conseguimos dar um passo além, integrando nossas atividades e ganhando tempo para nos dedicar ao que mais importa: a experiência de quem nos visita”, concluíram.



Fonte

Veja também

Câmara debate custos operacionais e preço das passagens aéreas

Redação

Turismo religioso cresce e bate R$ 15 bilhões anuais

Redação

Aeroporto de Foz do Iguaçu conclui homologação de nova pista

Redação

Leave a Comment

* By using this form you agree with the storage and handling of your data by this website.