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Turismo x Inteligência Artificial: WTTC avalia impacto das novas tecnologias no setor – M&E

face recognition personal identification collage Turismo x Inteligência Artificial: WTTC avalia impacto das novas tecnologias no setor

A IA está se consolidando como uma das principais tendências que impactam o setor de viagens e turismo (Freepik)

Roma – A inteligência artificial (IA) está se consolidando como uma das principais tendências que impactam o setor de viagens e turismo, segundo Glória Guevara, CEO interina do World Travel & Tourism Council (WTTC). Durante participação no Global Summit da entidade, ela destacou que a tecnologia tem ajudado a tornar os processos mais ágeis e eficientes, mas não deve substituir de forma significativa os postos de trabalho da indústria.

“Obviamente, a inteligência artificial está modificando o consumo. Há exemplos interessantes, como o painel do Oxxo, em que foi apresentado um assistente virtual capaz de marcar compromissos e organizar necessidades dos clientes. Algo semelhante também será lançado na Europa. Essa é uma tendência muito forte que nos ajuda a ser mais eficientes”, afirmou.

Apesar do avanço tecnológico, Guevara ressaltou que a essência do setor está no contato humano. “Não acredito que a IA vá substituir muitos empregos em turismo, porque a maioria envolve interação direta com o cliente. Ainda estamos longe, por exemplo, de ver aviões voando apenas com inteligência artificial – e confesso que teria dificuldade de embarcar sem um piloto. O mesmo vale para aeroportos, onde a presença humana segue essencial”, acrescentou.

Além da IA, outras tendências ganham relevância no setor, como o uso de biometria para aumentar a segurança e a personalização da experiência do viajante. Para ela, o futuro da hospitalidade dependerá cada vez mais da capacidade dos profissionais de compreender e antecipar necessidades.

“Gostei muito da fala do representante do grupo Peninsula, quando disse que os colaboradores precisam ter ‘olhos e ouvidos de ouro’, justamente para captar e atender as expectativas dos clientes”, concluiu.



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