BUENOS AIRES – Durante o terceiro dia da FIT Buenos Aires 2025, nesta segunda-feira (29), os executivos da Decolar destacaram a expansão da companhia no Brasil e na América Latina. O vice-presidente de Produtos Nacionais em Destinos, Ivan Marenco, e a gerente executiva de Produtos em Destinos, Renata Bufarat, ressaltaram a importância do mercado brasileiro e o papel da inovação tecnológica, especialmente com a inteligência artificial.
“Já não somos apenas um site online, mas um ecossistema de turismo”, explicou Marenco. Além da plataforma digital, a Decolar opera lojas físicas, call center, vendas via WhatsApp e um canal B2B que conecta mais de 20 mil agências em toda a América Latina. Essa estrutura permite ações que vão de promoções no site a encontros com operadores em cidades fora dos grandes centros.
Um dos destaques é a integração da inteligência artificial no atendimento. A companhia lançou a assistente virtual Sofia, disponível em aplicativos, site e, em breve, no WhatsApp. “Acreditamos que a IA é o futuro do turismo e já trabalhamos há mais de três anos em ferramentas internas e voltadas ao cliente. A Decolar inovou, 25 anos atrás, ao vender no digital. Agora enxergamos que o futuro está na IA”, disse Marenco.
Entre os novos produtos, a Decolar aposta fortemente no segmento de cruzeiros, que começou nas lojas físicas e já está disponível online. Segundo Renata Bufarat, a aceitação foi imediata: Ivan, por sua vez, compartilhou as expectativas para os próximos meses em relação a esse novo produto já muito familiar e buscado pelos brasileiros. “As metas são gigantes. Esse é um produto que o cliente buscava e queremos ser líderes de vendas no Brasil, em todos os segmentos”.
Renata também destacou os investimentos em capacitação de agentes de viagem, por meio de webinars, eventos e planos de mídia com destinos parceiros. “O alcance nacional fortalece nossa parceria com os destinos, que investem muito em divulgação e encontram na Decolar um canal massivo”, afirmou.
O futuro da empresa no Brasil é promissor. “Nosso plano é agressivo, especialmente no Brasil, que é o principal mercado e onde temos maior potencial de crescimento”, disse Ivan.
O otimismo é refletido nas projeções: a Decolar espera superar os resultados de 2024 e consolidar sua posição no país.
Para Bufarat, a parceria com destinos turísticos brasileiros será fundamental neste processo. “O êxito das nossas ações se deve também aos grandes parceiros que apostam no nosso crescimento e recebem esse retorno”, concluiu. No radar para a alta temporada, a empresa vê o Nordeste como carro-chefe, especialmente diante da alta procura por sol, praia e carnaval.
O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa e proteção GTA

